Hoje vou falar sobre um assunto pouco discutido pelos homens, mas que pode atrapalhar muito sua vida sexual: a andropausa.
Mudanças de humor e perda da energia, da libido e da agilidade física podem ser sinônimos da andropausa. Também chamada de “menopausa masculina”, é uma situação caracterizada pela diminuição da produção de testosterona pelos homens.
No geral, homens mais velhos sofrem com essa queda nos níveis de testosterona, sendo a andropausa uma etapa normal do envelhecimento. Porém, é possível fazer a reposição da testosterona através de remédios prescritos por um endocrinologista ou urologista.
→ Faça o seu Teste Online para avaliar o seu desempenho na relação
Principais sintomas da andropausa
Os sintomas da andropausa costumam surgir a partir dos 50 anos, pois nessa idade os níveis de testosterona produzidos e circulantes no organismo masculino passam a ser menores. Desse modo, os principais sinais e sintomas relacionados com a andropausa são:
- Alterações na função sexual: isso pode incluir redução do desejo sexual, menos ereções espontâneas – como as durante o sono – e redução da fertilidade. Outro sinal pode ser a diminuição no tamanho dos testículos;
- Mudanças físicas: aumento da gordura corporal, redução da massa e da força muscular, diminuição da densidade óssea, inchaço na região dos mamilos e perda de pelos do corpo são algumas alterações causadas pela andropausa;
- Mudanças emocionais: diminuição da motivação ou a autoconfiança e, com isso, tristeza e problemas de concentração e de memória;
- Alteração no padrão de sono: tais como insônia ou sonolência aumentada.
→ Está gostando deste artigo? Surgiu alguma dúvida? Dr. Renato Responde!
Como lidar com a andropausa
Manter hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o tabagismo e o alcoolismo, ajuda a combater os incômodos da andropausa e a evitar doenças associadas à queda da produção de testosterona.
Importante ressaltar que a andropausa também pode se manifestar em jovens adultos. Por isso, ao perceber qualquer alteração na próstata ou na saúde masculina em geral, é imprescindível procurar um especialista para sanar todas as suas dúvidas, realizar um diagnóstico assertivo e iniciar um tratamento eficiente o quanto antes.
Tratamento para a andropausa
Para a identificação correta e avaliação completa deste distúrbio, uma boa anamnese e história clínica bem como a realização de exames gerais fazem-se necessários. A dosagem dos níveis de testosterona é imprescindível para o diagnóstico confirmatório e para a definição do tratamento.
A reposição de testosterona (TRT), principalmente injetável, poderá ser indicada. Porém, só deve ser utilizada para aqueles que estão com baixo nível de hormônio. O uso indevido da reposição de testosterona pode causar atrofia testicular, infertilidade, impotência e vários outros transtornos à saúde masculina.
Portanto, o mais importante é sempre buscar por auxílio médico caso qualquer sintoma seja identificado.
Um abraço e até a semana que vem!
Ficou com alguma dúvida?
Dr. Formen Palmas: (63) 4003-6919
Dr. Renato Reis – CRM 894
Diretor Clínico do Hospital Geral de Palmas e da Clínica Dr. Formen Palmas, Médico efetivo do Tribunal Regional Eleitoral e da Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins.