O novo delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins (PC), Claudemir Luiz Ferreira foi oficialmente empossado no cargo em cerimônia realizada na tarde de quinta-feira, 28, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), em Palmas. É a segunda vez que o servidor ocupará o posto mais elevado da corporação, visto que esteve no cargo entre os anos de 2016 a 2018. “A Polícia Civil do Tocantins sempre orgulhou a todos nós policiais, com união e respeito e, desse modo, buscaremos sempre prestar um serviço de excelência a sociedade que é a maior beneficiária das ações realizadas”, discursou.
Perfil
Delegado de carreira de classe especial, Claudemir Ferreira tem 44 anos, é natural de Rinópolis, São Paulo, é casado, tem dois filhos e ingressou na Polícia Civil do Tocantins em 2002. Ao longo da trajetória, o novo delegado-geral já trabalhou em várias delegacias e divisões da PC, tendo iniciado a carreira em Taguatinga. Ainda na região sudeste, o servidor foi titular da Delegacia de Natividade e, em 2005, assumiu a titularidade da Delegacia Regional de Dianópolis. Antes da nomeação atuava como delegado-adjunto da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC).
Operação Éris
Claudemir Luiz Ferreira assume o comando da Polícia Civil do Tocantins após a corporação ser alvo de ação da Polícia Federal que afastou toda a cúpula da pasta. A Operação Éris investiga a existência de uma suposta organização criminosa responsável por não só obstruir investigações contra aliados do governador afastado Mauro Carlesse (PSL), mas também direcionar ações contra adversários.