A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) utilizou o Twitter na manhã desta terça-feira, 9, para comemorar o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Palmas. Apesar de afirmar que quase 60% da população teria completado o esquema vacinal, o último boletim epidemiológico mostra que 147.600 pessoas completaram a imunização contra a doença, o que significa 47,10% do número estimado de habitantes. Entretanto, o foco do discurso da gestora foi quanto à desobrigação do uso de máscaras, medida recentemente adotada por Araguaína, que alega ter 67% da população devidamente imunizada – Integra Saúde informa ser apenas 49,04%.
Uso facultativo de máscaras é um retrocesso
Cinthia Ribeiro adiantou que ainda é contrária à desobrigação de proteção facial. “Não facultaremos o uso de máscaras, continua obrigatório. Os países e cidades que ‘baixaram a guarda’, estão vivenciando o aumento de novos casos”, disse a prefeita de Palmas, que não se furtou de criticar as orientações contrárias. “Respeito, mas não concordo com os gestores que optaram em liberar o uso de máscaras. Muito prematura tal medida, além de arriscada. Não há nenhum estudo que comprove segurança em tal liberação. Retrocesso!”, escreveu a tucana.
80% de vacinados
Levando em consideração a taxa de eficácia das vacinas atuais, os infectologistas avaliam que o uso facultativo das máscaras só deveria ser instituído após 80% da população adulta completar o esquema vacinal contra a Covid-19. O percentual de cerca de 60% anunciado por Cinthia Ribeiro e 67% pela Prefeitura de Araguaína deve ser uma referência aos habitantes elegíveis à vacinação e não toda população, conforme indicam os dados.
Veja as publicações: