Resultado da pesquisa de mestrado em história desenvolvido na UFG – Universidade Federal de Goiás, o livro “Os Orionitas No Extremo Norte de Goiás” (Editora CRV), de autoria do historiador e professor Raylinn Barros da Silva, será lançado na quinta-feira, 25.
Manhã de autógrafos
O lançamento está previsto para as 10 horas, no Colégio da Polícia Militar Dr. José Aluísio, Setor Coimbra, em Araguaína, em meio a uma sessão de autógrafos do autor que, nessa obra, narra a história da implantação da igreja católica no então antigo extremo norte de Goiás, hoje, base territorial da região norte do Tocantins, a partir da década de 1950. Tal processo foi colocado em prática por um grupo de religiosos italianos, os missionários Orionitas, que se destacaram ao institucionalizar o catolicismo na região mediante ações no campo da saúde, da educação e na construção de templos religiosos.
Outras obras
Esta já é a terceira obra publicado pelo autor, que já lançou, anteriormente, em 2013, “Pedro Milagroso, O Mendigo que Virou Santo” (Editora Kelps), e, em 2019, “A Transformação Histórica de Araguaína” (Editora Nagô), obra escrita em parceria com o historiador Cleube Alves.
Experimentações literárias com as misturas estéticas de Josette Lassance
A destacada escritora paraense, Josette Lassance, conterrânea e minha amiga de longa data, resolveu se enveredar pelos caminhos da ficção. Sua obra mais recente, “A solidão em Dallas” (Amo! Editora), reúne textos escritos em muitos lugares por esse Brasil afora, por onde a autora passou e, até mesmo, no exterior.
Misturas estéticas
Trata-se de uma obra cercada de misturas estéticas em suas experimentações literárias, como ela mesma define. Escrever é sua forma de fugir da opressão e resistir aos dias amargos que estamos passando. O livro possui vários textos inéditos, escritos inicialmente em seus cadernos artesanais.
Na imensidão colorida e solitária
Como autora “autobiográfica”, Josette Lassance faz de “A solidão em Dallas” sua crítica a um futuro próximo em nos aproximar das características de uma “savana árida”, o que Belém está prestes a se transformar, onde Edward Hopper a inspirou inconscientemente com suas paisagens pintadas e sua imensidão colorida e solitária, característica de um isolamento circunstancial, bem como as fotografias de Alberto Bitar, citado no texto com seus esquecidos aviões.
Credenciais da autora
Josette Lassance é paraense de Belém. Além de escritora e poeta, formada em História e Artes Visuais pela UFPA e pós-graduada em Artes. Publicou os livros: “Vida de Bruxa” (1992); “Os Gatos Nus Passeiam Sobre os Telhados Sujos” (1994); “Galeria dos Maus” (1999); “O Prédio” (2002); “Os Cinco Felizes” (2010); “Crônicas, Sonhos & Cafés” (2010); e “Buen Camino (Relatos de Viagem)” (2019), lançado em Belém, Rio de Janeiro e Sárria, na Espanha, pela Editora Paka Tatu. Participou de várias antologias, entre as quais: “Di Letteratura” (Trento, Itália, 1997); “Revista da Literatura Brasileira” (São Paulo, 2003); e “Sintonias & Delicadezas – Poemas e Haicais“, com Guiomar de Grammont e Olga Savary (2019).
Espetáculo cênico-musical “Sou poeta” percorre Palmas
No domingo, 21, no Memorial Coluna Prestes, em Palmas, foi realizado o espetáculo cênico-musical “Sou Poeta”, apresentado por A Barraca Cia de Artes. A programação se estenderá até a próxima sexta-feira, 26. Com apresentações em outros espaços públicos e escolas. São poemas, sonetos, crônicas e versos produzidos por escritores regionais que ganham corpo, voz e movimento.
Vida poética
Em “Sou Poeta”, cinco atrizes assumem papéis de trovadoras para dar vida a obras literárias dos poetas José Gomes Sobrinho (In memoriam), Odir Rocha e Tião Pinheiro. Com ukeleles, violão, percussão, vozes, teatro e cultura popular, as atrizes mostram a sua forma de interpretar cada produção textual dos poetas homenageados, a partir de temáticas como Sonhos, Amor, Vida e Natureza.
A escolha dos textos
“Escolhemos com muito carinho algumas produções desses artistas e apresentamos nesse espetáculo a nossa forma de vê-las, o nosso olhar e interpretação”, adianta a diretora-geral do espetáculo, Magna Carneiro que também integra o elenco ao lado das atrizes Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira e Sheyla Virgínio.
Livro sobre o processo de amamentação é lançado em Gurupi
Da equipe de enfermagem do Hospital Regional de Gurupi (HRG), as servidoras Maria das Mercês Alves Mota, Anita Coelho dos Santos Teixeira, Maria Aparecida Pereira Lima, Elisabete do Rocio Kapp e Gisela Daleva Costa, lançaram pela Editora Appris, o livro “Amamentação – amor em forma de alimento“.
Banco de Leite Humano
As autoras têm bastante experiência nas atividades desenvolvidas em Banco de Leite Humano da Unidade. “Tive total apoio quando na pesquisa que foi realizada na maternidade do hospital. Esse livro é o produto da minha tese durante o curso do meu doutorado, período em que atuei como Enfermeira do Banco de Leite Humano do HRG, para que tivesse teoria e prática“, afirmou Maria das Mercês Alves Mota, que atualmente é coordenadora do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do HRG.
Certamente literário em Araçatuba pode ter participação de autores do Tocantins
A Prefeitura Municipal de Araçatuba (SP), por meio da Secretaria de Cultura, prorrogou o prazo para inscrição no Concurso Nacional de Contos “Cidade de Araçatuba 2021” até 30 de novembro.
Autores tocantinenses podem participar
O concurso, em sua 33ª edição, é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, com recursos do orçamento municipal. O Concurso Nacional de Contos tem por objetivo selecionar e premiar textos literários inéditos, em duas categorias: “Categoria Região Administrativa de Araçatuba” voltada para os escritores de Araçatuba e Região e a “Categoria Território Nacional” na qual poderão se inscrever escritores de todas as partes do país.
Como proceder?
Os participantes deverão enviar um conto inédito para o endereço de e-mail concursodecontosaracatuba@gmail.co“, no formato PDF, seguindo todas as especificações presentes no Edital. Confira aqui.
Roda Literária busca fomentar a literatura e estimular escritores iniciantes
Iniciativa da Fundação Cultural de Palmas (FCP), acontece nesta sexta-feira (26) a terceira edição da Roda Literária, que contará com o lançamento do livro ‘Novas caravelas e outros mares’, de autoria da dupla Gislene Carmargos e Vanda de Sousa.
Noite de autógrafos
A noite de autógrafos acontece na Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a partir das 19 horas, e contará com discussão sobre os processos e desafios enfrentados por escritores iniciantes, e, também, com o relato da jornalista e escritora Lauane dos Santos, autora do livro ‘Banca exposta: a vida e o trabalho dos feirantes de Palmas’ sobre sua experiência na publicação de seu primeiro livro, que foi patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.