Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia nesta quarta-feira, 1º, mostram que o Tocantins registrou saldo positivo de 15.444 vagas de trabalho de janeiro a outubro deste ano. São 80.324 admitidos, contra 64.880 desligados nos dez primeiros meses deste ano. No mesmo período de 2020, o Estado contratou 57.876, enquanto demitiu 53.274 (4.602). A diferença é de mais 10.842 postos de trabalho entre os anos (235,6%).
Expectativas para 2022 são ainda melhores
Segundo a gerente do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, o crescimento no número de empregos gerados de um ano para o outro refletem a recuperação do mercado de trabalho tocantinense frente aos fortes impactos deixados pela pandemia da Covid-19. “As expectativas são as melhores para o próximo ano”, declara.
Trabalhador atento e com cadastro atualizado
Titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo comemora o resultado. “A equipe do Sine (Sistema Nacional do Emprego) está à disposição da população para auxiliar na capacitação e intermediação de mão de obra. Precisamos que os trabalhadores estejam atentos, com seus cadastros atualizados e acompanhando as ofertas diárias de vagas, além de participarem das capacitações gratuitas. Isso fará a diferença na hora de conquistar o seu espaço”.
Caged outubro
Os dados de outubro de 2021 revelam 8.396 trabalhadores admitidos pelo mercado de trabalho no Tocantins e 6.743 desligados, o que resulta em um saldo de 1.653 novos empregos gerados no décimo mês do ano. “Temos um crescimento nesse saldo de um ano para o outro, o que é muito importante para o mercado de trabalho do Estado. Nossa expectativa é que esses números continuem a crescer e os trabalhadores tocantinenses possam aproveitar as oportunidades”, acrescenta Wilany Bezerra.
Setores da economia que mais geraram emprego
Os dados do Caged em outubro trazem o setor de Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas como o principal responsável pelo saldo positivo. Foram registrados 778 novos postos de trabalho abertos. O segundo lugar ficou com Comunicação e Atividade Financeira, Imobiliária, Profissionais e Administrativas com 388 postos abertos. Já a Construção Civil registrou o saldo positivo de 371 novos postos de trabalho no referido mês.