Em nota na noite desse sábado, 4, o governador afastado Mauro Carlesse (PSL) disse ter recebido “com surpresa e estranhamento” a decisão do juiz Nilson Afonso da Silva, da 2ª Zona Eleitoral de Gurupi, que cassou os diplomas da prefeita da cidade, Josi Nunes (PSL), e do vice-prefeito Gleydson Nato (PTB). O magistrado ainda declarou a ineligibilidade dos dois e de Carlesse por oito anos. “Estranhamento em virtude da decisão ocorrer justamente no momento em que Mauro Carlesse encontra-se afastado do cargo e enfrenta outra ‘batalha’ judicial”, afirmou a nota.
O juiz concordou com as argumentações do Ministério Público de que, “deliberadamente”, Carlesse distribuiu cestas básicas aos eleitores de Gurupi às vésperas da eleição municipal de 2020, “desequilibrando a igualdade de oportunidade entre os candidatos e, via de consequência, beneficiou os investigados eleitos Josi Nunes e Gleydson Nato”.
Outro ponto de concordância foi “o abuso de poder político e econômico através de contratação e pagamento de sites de notícias para veicular matérias em benefício dos investigados”, “com o claro objetivo de promover ilegalmente a candidatura dos Investigados Josi Nunes e Gleydson Nato Pereira, bem como prover propaganda eleitoral negativa contra os investigantes”.
Fragilidade de provas
No entanto, na nota, Carlesse disse que “as referidas denúncias usadas como base da sentença já haviam sido desconsideradas pelo Ministério Publico Eleitoral, em virtude da fragilidade do conjunto de provas”. “Ao reafirmar o respeito ao trabalho da Justiça Eleitoral em Gurupi, é preciso lamentar seus efeitos, que resultam em insegurança e instabilidade”, afirmou o governador afastado.
Gestão em parceria
Ele informa que seus advogados já trabalham no recurso contra a decisão. “Confiamos que a decisão em primeira instância será reformulada e a nossa inocência será decretada. Pois tudo que fizemos foi esclarecer as pessoas de que uma gestão em parceria entre o Município e o Estado seria o melhor para Gurupi e assim vinha ocorrendo”, disse, reforçando que “todos os efeitos desta decisão, só podem ser considerados definitivos após o julgamento do recurso que iremos apresentar”. “Portanto, ainda não há que se falar em afastamento da prefeita e do vice e nem em inelegibilidade”, destacou.
Serenidade
Também em nota, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, disseram receber “com muita serenidade a decisão” de 1ª instância divulgada nesse sábado. Eles também ressaltaram que “a sentença não possui efeito imediato”. “Portanto, permanecem (Josi e Gleydson) prefeita e vice-prefeito de Gurupi”, disse a nota, informando que “as medidas judiciais cabíveis já estão sendo providenciadas para reverter a sentença”.
Confira a íntegra da nota:
O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, recebe com surpresa e estranhamento, decisão judicial referente às eleições municipais em Gurupi, vencidas no voto pela chapa da prefeita Josi Nunes e do vice Gleydson Nato. Estranhamento em virtude da decisão ocorrer justamente no momento em que Mauro Carlesse encontra-se afastado do cargo e enfrenta outra “batalha” judicial.
Apesar de respeitar a decisão, é preciso destacar que as referidas denúncias usadas como base da sentença já haviam sido desconsideradas pelo Ministério Publico Eleitoral, em virtude da fragilidade do conjunto de provas.
Ao reafirmar o respeito ao trabalho da Justiça Eleitoral em Gurupi, é preciso lamentar seus efeitos, que resultam em insegurança e instabilidade.
É preciso informar a população que nossos advogados já trabalham no recurso que apresentaremos e confiamos que a decisão em primeira instância será reformulado e a nossa inocência será decretada. Pois tudo que fizemos foi esclarecer as pessoas de que uma gestão em parceria entre o Município e o Estado seria o melhor para Gurupi e assim vinha ocorrendo.
Por fim, é preciso esclarecer que todos os efeitos desta decisão, só podem ser considerados definitivos após o julgamento do recurso que iremos apresentar. Portanto, ainda não há que se falar em afastamento da Prefeita e do Vice e nem em inelegibilidade.
Assessoria de Imprensa Governador Mauro Carlesse
——
A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, vem a público esclarecer que recebem com muita serenidade a decisão de 1ª instância divulgada neste sábado, 04, e reafirmar que a sentença não possui efeito imediato. Portanto, permanecem Prefeita e Vice-prefeito de Gurupi.
Informam que as medidas judiciais cabíveis já estão sendo providenciadas para reverter a sentença.
Assim, reiteram seu compromisso com a população gurupiense que os elegeu democraticamente com a grande maioria dos votos. E, afirmam que seguem trabalhando com a mesma seriedade e comprometimento, certos de terem agido dentro da legalidade.
Gurupi, 04 de dezembro de 2021.
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Gurupi