A população de Colinas do Tocantins comemorou a inauguração da Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, no setor Santo Antônio, entregue nesse sábado, 12, pelo governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e pelo secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz. A comunidade escolar, servidores, pais e estudantes, prestigiaram o momento histórico na educação do município. A solenidade contou com a participação de deputados estaduais e autoridades da região.
A obra de reforma e ampliação da unidade de ensino teve início em março de 2019 com investimentos no valor de R$ 2,4 milhões em recursos oriundos do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) do Banco Mundial.
Com as melhorias, a escola passou a contar com 10 salas de aula; laboratório de informática; biblioteca; bloco de banheiros para funcionários e alunos; sala para professores; financeiro; direção; secretaria, além de refeitório e quadra poliesportiva coberta.
A unidade tem capacidade para atender 350 estudantes por turno e oferta a 2ª fase do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o ensino médio nos três turnos, a Educação de Jovens e Alunos (EJA), além do atendimento a pessoas privadas de liberdade.
O governador Wanderlei Barbosa destacou os recursos destinados às obras na área da Educação. “É determinação deste Governo a melhoria nas estruturas das nossas escolas. Priorizar a educação com investimentos na infraestrutura é valorizar nossos profissionais e estudantes. Queremos servidores motivados e alunos comprometidos. É dessa forma que vamos transformar a educação e preparar os jovens para os novos desafios. Fico muito feliz de ver nossos professores educando num ambiente moderno e adequado. Sucesso e bom ano letivo para todos”, ressaltou.
Para o secretário da Educação, Fábio Vaz, o ambiente e as condições de trabalho são determinantes para as aprendizagens. “Eu vi a dificuldade que esses profissionais estavam enfrentando e o anseio por essa nova escola. Hoje, a educação faz parte de uma pauta que é prioridade, com novos investimentos. Com essa entrega, já aumentamos o número de matrículas para quase 500 estudantes. E vamos investir mais ainda, a escola vai receber climatizadores para melhor acomodar nossos servidores e alunos. Que este seja o ano da educação e do recomeço”, frisou.
Segundo a diretora da escola, Deiby Jubiely de Miranda, a obra é demanda antiga da comunidade. “Trabalho na escola desde 2001 e a gente sempre sonhava com essa reforma. Eu sou moradora da comunidade e para nós é muito importante receber esse prédio novo, lindo e agora com o ensino integral. A aprendizagem dos alunos vai melhorar muito nesses espaços modernos e arejados, bem diferente das antigas salas de placas”, afirmou.
A professora Marley Flávia Barbosa comemorou a conquista. “Estou na escola desde 1998 e agora vejo a mudança significativa. Para nós, professores e alunos, essa reforma é a realização de um sonho. É maravilhoso poder ministrar aulas num local amplo e novo. Orgulhosa de fazer parte da história dessa escola”, pontuou.
Estudantes
A dona de casa Marlucia da Silva, que tem uma filha matriculada na unidade, fez questão de acompanhar a solenidade. “Andei por toda a escola e ainda não acredito em tudo que vejo. É muito bonito de ver toda essa transformação. A escola está muito bonita e vai ajudar muito nos estudos da minha filha”, relatou.
A estudante Samira Ribeiro, que cursa o 7° ano do ensino fundamental, está feliz com a nova escola. “Não vejo a hora de começar logo as aulas. Onde a gente estudava era muito ruim, tudo improvisado. Agora vamos para uma escola moderna e aconchegante”, ressaltou.
O estudante Samuel Cavalcante, 11 anos, matriculado no 6° ano do ensino fundamental, é um dos novatos da escola e está ansioso para o início das aulas. “Estou muito feliz em poder estudar nessa escola toda novinha. Está maravilhosa”, destacou.
História
A Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos surgiu do Mutirão das Mil Salas de Aula, em 1985, e recebeu esse nome em homenagem ao primeiro morador do bairro, o senhor Lacerdino Oliveira Campos. A unidade substituiu a antiga escola municipal Boa Vista, a partir da Lei de criação nº 9.736 de 9 de julho de 1985, e foi inaugurada em 1º de agosto de 1985, com quatro salas de aulas e ofertando apenas o ensino fundamental do 1º ao 4º ano. (Da assessoria de imprensa)