O 22º Batalhão de Infantaria do Exército comunicou no sábado, 12, que tem realizado ações de proteção ambiental com objetivo de evitar o desmatamento e uso irregular de uma área voltada para treinamento militar em Palmas. O cercamento do local foi feito com pretensão de aumentar a segurança local, tendo em vista a frequente realização de patrulhas e exercícios, explica. Entretanto, a titularidade do terreno é alvo de processo judicial.
Fazendeiros reivindicam área
Conforme o G1, a área cercada pelo 22º Batalhão de Infantaria é reivindicada por uma família que alega estar no local há mais de 50 anos. A contestação da área pelos militares teria sido notada apenas em 2016, complementa. O caso está sendo discutido judicialmente, mas ainda não há uma decisão. Os fazendeiros que alegam ser donos do terreno se disseram surpresos com a cerca instalada pelo Exército.
Doado pelo Estado em 2009
O 22º Batalhão de Infantaria afirma que a área de 265 hectares na Serra do Lajeado foi doada ao Exército por meio do Decreto 3.673 de 2009, do governo estadual, na gestão Carlos Gaguim. Assim, as Forças Armadas alegam que desde então o terreno está sob jurisdição militar. O local é considerado essencial para as atividades das Forças Armadas no Tocantins, sendo usado ainda para o treinamento de forças auxiliares em ambiente de Cerrado. “Cabe à administração militar a guarda, a gerência e a conservação do bem público. O Exército Brasileiro está alheio a qualquer disputa dessa área e vai impedir, repelir e tomar medidas que evitem qualquer violação de seus limites”, afirmou o comandante do 22º Batalhão de Infantaria, Coronel Adenir.
Aumento da circulação de pessoas
Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, General Evandro explica a decisão pelo cercamento. “Por meio de constante monitoramento da área, identificamos um aumento da circulação de pessoas e de maquinários na área. Como medida de proteção das pessoas e do meio ambiente, além da manutenção da prontidão operacional das nossas tropas, estamos promovendo essas melhorias”, comentou por meio da assessoria.