A criação da Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro) será tema de uma reunião promovida pelo deputado estadual Nilton Franco (MDB) nesta quarta-feira, 23, às 8 horas, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). O emedebista é responsável por sugerir a instalação da estrutura. Requerimento neste sentido foi apresentado em outubro do ano passado.
Presenças confirmadas
Estarão no evento o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PSL), o secretário de Segurança Pública, Wladimir Costa, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, a vice-prefeita de Paraíso do Tocantins, Raquel Ogawa da Silva (MDB), além de produtores rurais da região do Vale do Araguaia.
De suma importância
Na avaliação de Nilton Franco, o patrulhamento e a criação da Deleagro se fazem necessários em razão do alto índice de crimes nos ambientes rurais registrados no Estado, como ataques e roubos de rebanhos, maquinários e insumos agrícolas. “Com este cenário, é de suma importância a criação de uma delegacia especializada, para estabelecer uma relação mais próxima com o produtor, tanto na prevenção como no combate ostensivo a este tipo de crime, e assim dar mais segurança às famílias e ao agronegócio”, defende.
Terceira reunião
É a terceira vez que a criação da Delagro é tema de discussão. A primeira reunião aconteceu no dia 18 de janeiro em Porto Nacional, numa iniciativa de produtores rurais e empresários, com a presença do secretário Wlademir Oliveira, e do chefe do Estado Maior, Marizon Mendes Marques. O segundo encontro foi uma audiência pública para discutir a criminalidade no campo na região central no dia 25 do mesmo mês. Na ocasião, a Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic) foi escalada para investigar crimes na zona rural até criação da Deleagro.