A convite da Frísia, os titulares das secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café; e da Indústria, Serviços e Comércio (Sics), Beto Lima, acompanhados de técnicos e representantes da Frísia e do Governo do Tocantins, visitaram na tarde desta terça-feira, 22, unidades da Frísia, incluindo a de beneficiamento de trigo, Moinho de Trigo Herança Holandesa; o laboratório de análise de sementes, a unidade de beneficiamento de sementes e a armazenadora de grãos, todos localizados em Ponta Grossa (PR). Na oportunidade, discutiram a possibilidade de novos investimentos por parte da Frísia no Tocantins.
“Estamos conhecendo todas as unidades. No Tocantins, a cooperativa Frísia está instalada e é uma forte parceira que pode contar com o apoio dos programas de incentivo fiscal do Governo do Tocantins e assim ampliar seus investimentos, gerando mais desenvolvimento, emprego e renda”, destacou o secretário Jaime Café, reforçando que “a nossa missão, como Governo, é criar um ambiente favorável para que esses investimentos possam se tornar realidade”.
O secretário da Seagro pontuou também que o Tocantins tem terras de excelente qualidade e que, aliadas ao conhecimento da Frísia em cooperativismo, podem promover a cooperação de muitos produtores que estão instalados no Estado e outros que estão prospectando negócios. “Juntos, vamos tornar o Tocantins um grande polo de alimento do mundo”, afirmou.
Outro detalhe destacado pelo secretário Jaime Café é o sistema cooperativista adotado. “É um modelo vencedor, que resulta em investimentos importantes como esse em Ponta Grossa. É um exemplo que pode ser ampliado tranquilamente em solo tocantinense”, pontuou o gestor.
O gerente de Negócios Agrícolas da Frísia, Marcelo Cortês Cavazotti, comemorou a visita institucional do Governo tocantinense. “É muito importante mostrar o nosso potencial. O Tocantins, hoje, é a nossa grande possibilidade de expansão, pois temos grande interesse em investir de forma horizontal”, destacou.
Ele destacou ainda que “a ação e o modelo cooperativista são muito mais justos para toda a cadeia. Focamos muito no resultado do cooperado e isso é o grande sucesso: focar em deixar o resultado lá na ponta para o cooperado e ajudá-lo a investir corretamente”, pontuou.
Tocantins
No Tocantins há seis anos, a cooperativa Frísia é hoje a maior do Estado, com 110 cooperados localizados em 25 municípios. De acordo com a coordenadora da Frísia no Tocantins, Erica Lima, a cooperativa também busca valorizar o cooperado e o produtor rural do Estado, possibilitando que ele tenha, cada vez mais, acesso a conhecimento técnico.
Além do entreposto da Frísia em Paraíso do Tocantins (TO), uma outra unidade já está em construção no município de Dois Irmãos, entre outros negócios prospectados. (Da assessoria de imprensa)