O deputado federal Vicentinho Júnior se filiará ao Progressistas às 17 horas desta sexta-feira, 11, no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM). A solenidade contará com a presença de pesos pesados da República, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do ministro-chefe da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do Progressistas; do vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PSD-AM); do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP- PR); e do líder do Progressistas, André Fufuca (PP-MA).
Cinco prefeitos do PL
Vicentinho está levando para o Progressistas os prefeitos Max Barbosa, de Araguanã; Alessandro Borges, de Muricilândia; Joctã Reis, de Colmeia; Thiago Tapajós, de Pindorama; e Rennam Cerqueira, de Porto Alegre. Todos eles, como o deputado, também deixaram o Partido Liberal (PL).
Gomes com o PL
O deputado e o pai, o ex-senador Vicentinho Alves, se desfiliaram do PL depois de confirmado que o partido passaria para o comando do senador Eduardo Gomes (MDB), que indicou a presidência a ex-deputada federal Nilmar Ruiz.
Palanques diferentes
Gomes pode ser candidato a governador ou apoiar o ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, que, inclusive, deve trocar o Podemos pelo PL nos próximos dias. Já os Vicentinhos estarão na campanha de reeleição do governador interino Wanderlei Barbosa (Republicanos), que também é esperado para a solenidade de filiação do deputado.
Relação turbulenta com o PL
Na saída do PL, Vicentinho conseguiu liminar do ministro Mauro Campbell, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 17, autorizando sua desfiliação, antes mesmo da atual janela partidária, sem prejuízos a seu mandato. A ação do parlamentar tocantinense contra seu ex-partido revelou uma relação turbulenta dele com a direção nacional do PL. Conforme o deputado relatou ao TSE, sua atuação no combate à corrupção resultaram em críticas do partido, que vinham se intensificando e culminaram no envio de um ofício pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, a Vicentinho “[…] alegando impossibilidade de manutenção da relação partidária, sugerindo a desfiliação [de Vicentinho Júnior], para evitar constrangimento”.
Grave discriminação
Assim, Vicentinho disse em sua ação que “ficou evidenciada, além da presença de grave discriminação política interna, a anuência expressa do partido para que proceda, sem a perda do mandato, a sua desfiliação da agremiação partidária”. O ministro Campbell concordou com o deputado e disse que o ofício de Costa Neto “a toda evidência, traduz-se numa carta de anuência do partido, cuja consequência jurídica, para fins de desfiliação partidária, foi remodelada pela EC [Emenda Constitucional] nº 111, de 28.9.2021, para assegurar àquele que a possua a livre filiação a outro partido, sem que seja contestado o seu mandato nesta Justiça especializada”.
Outras presenças
Outras presenças ilustres para a filiação de Vicentinho nesta sexta são a senadora Kátia Abreu, presidente regional do Progressistas; o presidente do Progressistas em Goiás, Alexandre Baldy; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes; a deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) e o secretário extraordinário de Ações Estratégicas do Tocantins, Lázaro Botelho (PP).