O presidente do PSB do Tocantins, Carlos Amastha, vai trocar o comando do partido em Gurupi. Amastha está tirando o deputado estadual Gutierres Torquato sai e passando a presidência para o ex-vereador Wendel Gomides.
Relação azedou
A mudança mostra que azedou a relação de Amastha com o ex-prefeito de Gurupi Laurez Moreira, que, antes de se instalar no PDT e de ter uma passagem fugaz pelo Avante, era membro do PSB. Há sinais de que outros dois importantes aliados do ex-gestor gurupiense podem também não estar nada satisfeitos com ele, o empresário Oswaldo Stival e o ex-vereador Eduardo Fortes, ambos do PSDB, que foram consultados por Amastha na noite dessa segunda-feira, 14, sobre as mudanças que faria.
Sem conversar
Conforme a Coluna do CT apurou, Laurez foi para o PDT sem conversar com o grupo, que está junto desde as eleições de 2018, numa aliança que se repetiu em 2020, quando Fortes retirou sua pré-candidatura a prefeito para ser vice de Guitierres. O deputado agora também vai para o PDT de Laurez.
Acordo rompido
No pano de fundo, estaria o rompimento de um acordo de Laurez e Gutierres em torno da pré-candidatura de Amastha a federal e de Fortes a estadual este ano. Como o ex-prefeito de Gurupi pode ir a federal e o deputado vai a estadual, os aliados entendem que os dois ignoraram o acordo firmado em 2020.