O governo estadual e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram nesta sexta-feira, 18, um termo de cooperação para oferecer apoio técnico para a regularização ambiental de propriedades rurais que possuem atrativos turísticos na região do Jalapão.
Otimizar processos de licenciamento ambiental
A parceria viabiliza esforços institucionais para priorizar as ações pleiteadas nas rotinas operacionais do turismo no Jalapão. O intuito é propiciar a otimização de atendimento aos processos de licenciamento ambiental nas propriedades rurais que possuem atrativos naturais e de significativo potencial, visando dinamizar as atividades turísticas.
Segurança jurídica
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) exaltou a parceria. “O Jalapão é diferente, é uma região que as pessoas vão conhecer em algum momento da vida. Elas querem conhecer o fervedouro, as dunas, querem viver essa cultura jalapoeira. Então, quero criar uma maneira de trazer segurança jurídica para os donos das propriedades, de permitir que elas possam fazer investimentos nos seus atrativos. Daí a importância dessa parceria com o Sebrae, de fomentar o turismo e trazer benefícios e linhas de créditos para os serviços turísticos”, afirmou.
Acordo e parceria
O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, ressaltou a importância do termo de cooperação para fomentar o turismo local. “Este acordo trata essencialmente do apoio do Sebrae para cada uma das empresas, cada um dos atrativos turísticos do Jalapão e apoio técnico e tecnológico para o seu licenciamento ambiental. O Jalapão precisa de investimentos, as empresas precisam de investimentos e nós sabemos que, quando pleiteamos em qualquer instituição financeira, a primeira exigência é o licenciamento ambiental. E nós vamos conseguir colocar todos os atrativos, cada um com a sua licença ambiental na mão, graças a essa parceria que celebramos”, finalizou.
Discussão desde 2019
O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, falou do empenho do órgão ambiental em viabilizar licenças que resultem no fomento às atividades turísticas. “Esse termo de cooperação técnica vem sendo discutido e elaborado desde 2019, buscando de forma estratégica o apoio e a participação do Sebrae, no qual a gente tem toda confiança. Neste sentido, a atuação do Sebrae contribui principalmente para a regularização de todas as atividades turísticas das cidades do Tocantins. E a nossa equipe está pronta para atender o desafio e dar oportunidade para que as cidades possam crescer, gerar emprego e fazer a nossa economia mais forte”, ressaltou.