A confiança do empresário industrial registrou queda de 0,2 pontos – em relação a fevereiro -, mas os 61,8 atingidos em março ainda é considerado positivo pela Federação das Indústrias do do Tocantins (Fieto), responsável pela pesquisa (ICEI). Um resultado acima da linha divisória de 50 pontos é o indica que uma categoria confiante. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 6,7 pontos.
Expectativas e condições
O estudo destaca ainda que o indicador de “expectativas” sofreu redução de 2,9 pontos de fevereiro para março, passando de 67,4 para 64,5 pontos. Enquanto o de “condições atuais” aumentou 5,1 pontos neste mesmo período ao atingir 56,3 pontos. Com isso, os dois indicadores que formam o ICEI seguem acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando que as projeções dos empresários tocantinenses são otimistas, mesmo que de forma menos disseminada que em fevereiro.
Aumento do nível de investimento
A técnica em pesquisa da Fieto, Gleicilene Bezerra, observa que o empresário do Tocantins se mostrou mais confiante para os próximos seis meses que o restante do País, mesmo com o ICEI apresentando uma pequena variação no período em análise. “O segmento industrial otimista tende a aumentar o nível de investimento, importante para esse período de recuperação”, avalia.
Confira a série histórica:
Clique para conferir a íntegra do levantamento.