Como vão ser as salas de aula no futuro? Para responder a esse exercício de imaginação, tente lembrar de como era a instituição de ensino que você frequentou. A despeito de toda a evolução tecnológica das últimas décadas, o modelo dos espaços de troca entre alunos e professores mudou pouco. Nos últimos séculos, as principais alterações na dinâmica foram relacionadas ao posicionamento das carteiras (em fileiras ou em formato arena) ou a novos equipamentos para fazer o que professores já faziam – projetores de slides ou lousas interativas, por exemplo. Agora, a EdTech Hybre e o UniCatólica se uniram para levar a discussão para outro nível. Juntas, as duas entidades criaram um conceito de sala de aula do futuro, que estará em exposição em Palmas (TO) a partir de 08 de abril deste ano.
A principal mudança que o espaço promove é uma redução de limites entre ensino presencial, híbrido ou remoto. Com soluções para total conectividade, a sala de aula permite que professores pensem em uma experiência única independentemente da localização de seus alunos e desenvolvam dinâmicas educacionais que se beneficiem disso.
“O uso das tecnologias tem se mostrado uma grande alternativa para poder superar as dificuldades da presencialidade, e agora com o uso dessas tecnologias de transmissão remota, criando assim por entender o modelo híbrido.”, diz Luiz Cesar Martins Córdoba, pró-reitor de administração do Unicatólica- Tocantins.
“Se formos olhar em perspectiva, as salas de aula mudaram pouco nos últimos séculos. O professor seguiu sendo protagonista e guardião do ritmo das atividades, mas isso não é necessariamente a melhor abordagem com as novas gerações. Estamos falando de pessoas que evoluíram o jeito de ler e consumir informação disponíveis em diversos meios, e os espaços educacionais precisam acompanhar essa mudança de perfil para extrair o melhor do novo cenário. A Hybre acredita que o poder das ideias, quando conectadas, pode nos levar muito longe”, diz Tiago Ribeiro, head of business da Hybre.
“A educação está toda pautada na capacidade de mediado por alguma coisa, a gente produziu um fenômeno chamado aprendizagem, chamado conhecimento. Por isso, Conecta. Todas as vezes que nós produzimos um app educativo, nós estamos gerando conexões, gerando sinapses, gerando processos de aprendizagem.”, diz Gillianno Mazzetto, reitor do UniCatólica de Tocantins.
O espaço modelo em Palmas será chamado de Sala Conecta, e a inauguração acontecerá em evento híbrido (presencial e online). A proposta é que o ambiente seja totalmente conectado e que viabilize diferentes possibilidades para o uso da tecnologia no processo educacional.
“Por meio desta união, os recursos tecnológicos da Hybre e a suas soluções associadas à proposta acadêmica e pedagógica do UniCatólica, oportunizarão aos nossos estudantes uma experiência de aprendizagem diferenciada e inovadora”, diz Mariana Lacerda Barboza Melo, pró-reitora acadêmica do UniCatólica- Tocantins.
Segundo pesquisa divulgada em 2021 pela D2L, player global de educação, 90% das instituições de ensino acreditam que a tecnologia pode melhorar a qualidade das aulas e 68% acreditam que o modelo híbrido oferece vantagens em relação ao totalmente presencial. O estudo com 4.830 diretores de ensino superior de Brasil, Colômbia e México também apontou que 92% acham que suas entidades precisam se transformar digitalmente para acompanhar o futuro.
Até o início da pandemia, a adesão a soluções tecnológicas ainda passava muito por decisões individuais. De acordo com a pesquisa TIC Educação, realizada pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) em 2019, 92% dos docentes de escolas públicas e 86% dos que trabalhavam em escolas privadas buscavam por conta própria informações e recursos para incluir qualquer tipo de recurso em suas aulas. A necessidade de distanciamento social, contudo, acelerou uma mudança de paradigma e exigiu uma transformação estrutural em instituições de ensino.
“O que nós temos visto é que a demanda por conectividade tem crescido muito, e isso abre uma série de possibilidades para as salas de aula. O projeto criado pela Hybre e pelo UniCatólica tenta explorar justamente isso e se propõe a pavimentar o caminho para que os espaços gerem conexão entre os alunos e acadêmicos”, finaliza Ribeiro.
Sobre o UniCatólica
O Centro Universitário Católica do Tocantins é uma Instituição de Ensino Superior Privada, confessional, que tem como missão Potencializar a formação integral do cidadão por meio da construção do conhecimento e da educação evangelizadora.
Sobre a Hybre
A Hybre é uma startup brasileira de tecnologia focada no setor da educação, que entrega soluções para aperfeiçoar a experiência dentro do ambiente de ensino, por meio de tecnologias e soluções de colaboração.
Saiba mais no site da Hybre. (Da assessoria de imprensa)