O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) recebeu na tarde desta quarta-feira, 13, o embaixador do Irã, Hossein Gharibi, e o segundo secretário da embaixada, Mortela Kadkhodaei. O encontro contou com a presença da presidente da Comissão de Relações Internacionais do Senado (CRE), a senadora Kátia Abreu (Progressistas), além de empresários e representantes do setor produtivo tocantinense. O objetivo foi estreitar as relações comerciais entre o Tocantins e o país. Na ocasião, o gestor destacou o potencial do agronegócio e a necessidade de estabelecer uma relação comercial para promover o crescimento econômico. “Esperamos que essa visita fortaleça a nossa capacidade de exportação e que possamos buscar produtos lá fora para melhorar os nossos negócios”, ressaltou.
Aumentar relação comercial
Hossein Gharibi revelou o interesse de aumentar a relação comercial com o Brasil e o Tocantins e explicou que o Irã é um exportador de fertilizantes e um importador de produtos agropecuários brasileiros. “De 2009 para cá passamos a exportar ureia para o Brasil e podemos aumentar a nossa capacidade de exportação. Também temos outras áreas de interesse e em nossa relação comercial, podemos vender o fertilizante e receber soja. O Tocantins conta com uma boa infraestrutura e espero fazer boas parcerias juntos”, afirmou.
Fertilizantes
Durante a reunião, o diretor-presidente da Companhia Operadora Portuária de Itaqui, Guilherme Eloy, apresentou o Projeto Integração Arco Norte, que está sendo implantado em Palmeirante e terá capacidade para armazenar inicialmente 60 milhões de toneladas de fertilizantes, podendo ser ampliado para até 120 milhões de toneladas. De acordo com o empresário, o local vai funcionar como uma distribuidora de fertilizantes para todo o Matopiba e Mato Grosso.