A 54ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara) foi lançada oficialmente em solenidades realizadas no final de semana – sábado, 4, e domingo, 5. A edição deste ano volta a ser presencial depois de três anos. Em 2022, a Expoara conta com 180 estandes instalados e tem expectativa de atrair 100 mil visitantes e gerar R$ 100 milhões em negócios. Em 2019, a movimentação foi de 70 mil pessoas e R$ 60 milhões.
Feira do porte da Agrotins
O presidente do Sindicato Rural (SRA), Wagner Borges, defendeu na solenidade de abertura que Araguaína tem que passar para uma feira comercial no mesmo porte da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins). “Nós temos que dar um passo à frente. Nós já temos condições, queremos somar com a Agrotins, levando o Estado mais à frente. Quanto mais feiras tipo Agrotins nós tivermos, mais desenvolvimento e mais o agro vai acontecer. E a aptidão do Tocantins é o agro”, defendeu Borges.
Melhor cidade para se investir no TO
O prefeito Wagner Rodrigues (SD) destacou a força da economia da cidade. “Estamos firmes e fortes, somos uma cidade com uma economia cada vez mais forte. Uma cidade em que as pessoas acreditam. As pessoas que estão aqui estão fazendo cada vez mais investimentos nos seus negócios e os de fora vem para cá para investir, porque Araguaína é a melhor cidade para se investir no Tocantins. Isso é um orgulho para todos nós”, disse Wagner Rodrigues.
A maior cavalgada do mundo
A programação da Expoara também traz Cavalgada de Araguaína, que nesta edição contou com 35 comitivas e 5 mil cavaleiros e amazonas que desfilaram pelas principais avenidas da cidade para um público de mais de 150 mil pessoas, em números do sindicato e da prefeitura. Considerado o maior evento desta natureza no mundo, a cavalgada tem um impacto cultural e econômico importante na cidade.