O governo estadual já tem à disposição R$ 100 milhões dos R$ 230 milhões contratados com o Banco do Brasil (BB). A confirmação do recebimento foi feita na manhã desta sexta-feira, 1º, durante evento de prestação de contas dos 8 meses da gestão de Wanderlei Barbosa (Republicanos). A autorização para contratação da operação de crédito já havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), por meio da Lei 3.872 de 2022
Objeto
Os recursos serão investidos na construção do Hospital Geral de Araguaína (HGA) e nas obras de pavimentação das rodovias TO-255, trecho de Lagoa da Confusão a Barreira da Cruz, com 48 quilômetros (km); e da TO-239, no trecho entre Itacajá e Itapiratins, com 30,9 km. Também será restaurado um total aproximado de 200 km, compreendendo: TO-030, até o entroncamento BR-010; TO-420, no trecho do entroncamento da BR-153 e Piraquê; TO-164, de Colmeia a Itaporã; TO-415, de Palmeiras a Santa Terezinha; e a TO-010, entre Wanderlândia e Riachinho. A projeção é que 3.450 empregos diretos e indiretos sejam gerados com as ações.
Prestar contas da execução das obras para receber 2º parte
O gerente do Banco do Brasil no Escritório do Setor Público do Tocantins, Marcio Correa, afirmou que essa captação de recursos é um trabalho em equipe entre a instituição financeira e as secretarias de Estado da Fazenda, do Tesouro e do Planejamento. “Liberamos hoje a primeira parte e, para a segunda parte, é preciso fazer as obras e prestar contas da sua execução; e essa prestação demora um tempo devido ao período eleitoral”, afirmou.