Faz tempo que quero fazer uma coluna mais picante sobre os bastidores da notícia política. O site agora é uma coluna, mas as notas que publicamos são dos fatos mais robustos, em que podamos os pormenores, porque, justamente, buscamos ser sucintos. No entanto, o que é aparado desta poda, muitas vezes, é muito interessante. Por isso, criamos este espaço, que queremos que cresça. Contamos com a colaboração de todos. Assim, com vocês, a primeira edição de nossa coluna de bastidores Em off.
3 em 1
Uma importante fonte que nunca falhou com a coluna, e que sempre costuma ser certeiro nas avaliações, avisa a quem interessar possa: se o amadorismo continuar prevalecendo na articulação, vão colocar os três senadores em palanque. Será?
Voto de Janad
Em seu discurso, na eleição da mesa diretora da Câmara de Palmas, o vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), pediu o voto da presidente da Câmara, Janad Valcari (PL). Ambos tiveram discussões em plenário do tipo “risca faca”.
Não vota em malandro
Quando foi fazer seu pronunciamento, contudo, Janad avisou: “Quero deixar claro à população de Palmas que eu não voto em malandro! Não voto em quer fazer desta Casa extensão da prefeitura”.
A quem se refere?
Bem, a eleição tinha dois candidatos, Folha e Jucelino Rodrigues (PSDB). O candidato da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) era o agora presidente eleito do Legislativo, Folha. Logo…
Por que não rompeu?
O discurso da vereadora Laudecy Coimbra (SD), ao entregar a liderança do governo Cinthia na Câmara, emocionou muita gente. Mas um pergunta se sobressaiu: se ela se sentiu tão desrespeitada, por que fez questão de deixar claro que seu ato não significava rompimento com a prefeita?
Sororidade, mas no mucho
Há quem garanta que a insatisfação de Laudecy com o Paço já havia começado quando Cinthia indicou Folha como seu candidato a presidente da Câmara. Numa gestão em que sororidade é quase palavra de ordem, não caiu bem.
Quem venceu?
Passada a eleição da mesa, pessoas próximas de Cinthia espalharam meme em que garantia a vitória da prefeita sobre Janad. As duas também fizeram vários “risca faca” nos últimos dois anos.
Por que o vice assinou?
Mas, de todas, a principal pergunta desta sexta-feira, 1º, é por que o vice-presidente do Avante, bispo Guaracy Silveira, foi quem assinou a nota de apoio à pré-candidatura de Osires Damaso (PSC) ao governo do Tocantins e não o presidente do partido, Paulo Carneiro, que também comanda a Federação da Agricultura do Estado (Faet), território da senadora Kátia Abreu (PP).
Sem rompimento
O presidente regional do PRTB, Freed Lustosa, cujo partido também declarou apoio a Damaso esta semana, tem negado que o gesto significou rompimento com os senadores Kátia e Irajá (PSD). Muito longe disso, assegura.
Diante disso…
Há alguma possibilidade de mãe e filho senadores estarem na campanha de Damaso?
Sandálias da humildade
O deputado federal Carlos Gaguim (UB) calçou as sandálias da humildade na manhã desta sexta-feira, 1º, no evento do governo estadual voltado para os servidores públicos. Em pronunciamento, o parlamentar exaltou tanto a atual gestão que já a projeta sendo dez vezes melhor que a dele (2009 a 2010). “Todos sabem que na minha época de governo fiz o que pude para a classe do funcionalismo público, quem toca este Estado são vocês. Eu tenho certeza que o governador Wanderlei Barbosa vai ser dez vezes melhor que o governo Gaguim”, garantiu em discurso.
(Cleber Toledo com colaboração de Luís Gomes)