O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu às 14h23 desta sexta-feira, 5, liminar devolvendo, pela segunda vez na semana, o comando nacional do Partido Republicano da Ordem Social, o Pros, a Eurípedes Júnior. Uma decisão com esse mesmo objetivo foi tomada no domingo, 31, pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Jorge Mussi.
Assim que assumiu, Eurípedes destituiu comissões provisórias, entre elas a do Tocantins, presidida pelo ex-senador Ataídes Oliveira. No entanto, o ministro do mesmo STJ Antonio Carlos Ferreira atendeu recurso do Pros nacional e tirou novamente Eurípedes da presidência às 22h46 de quarta-feira, 3.
O Pros do Tocantins está realizando sua convenção na tarde desta sexta-feira, e deve confirmar a candidatura de Ataídes ao Senado.
Por enquanto, não se fala de uma repercussão imediata da decisão de Lewandowski no comando da sigla no Estado.
Candidatura alinhada com interesses do Pros
A assessoria do Pros do Tocantins afirmou que a decisão “já era esperada por todos os dirigentes do partido”. Segundo o partido, o Ataídes “já conversou com o presidente Eurípedes e a candidatura dele está alinhada com os interesses do Pros”. Assim, afirmou a assessoria, a convenção segue normalmente.