Thaís Ramalho
Especial para a Coluna do CT
Pouco tempo após a decisão liminar do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, devolver o comando do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) a Eurípedes Júnior, o candidato a senador Ataídes Oliveira realizou a convenção do partido, na tarde desta sexta-feira, 5, em Palmas. Ele garantiu que, por orientação de sua base, seguirá com candidatura independente. No entanto, informou que ainda está conversando com outras siglas.
No início da tarde desta sexta, a decisão de Lewandowski reverteu, em pouco mais de 24 horas, o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que garantiu o comando da sigla ao empresário Marcus Holanda. Com a mudança ocorrida nessa quinta-feira, 4, Ataídes recuperou a presidência estadual do partido às vésperas da convenção. Volta agora ao comando Eurípedes Júnior, que, ao tomar posse na segunda-feira, 1º, destituiu a comissão provisória do Estado presidida pelo ex-senador tocantinense.
A convenção, que estava marcada para as 15 horas, na sede do Pros, começou com pouco mais de uma hora de atraso. À Coluna do CT, a assessoria de comunicação do ex-senador antecipou que ele já havia conversado com Eurípedes e que a convenção estava mantida, uma vez que a candidatura “está alinhada com os interesses do Pros”.
Logo na entrada da convenção, Ataídes falou com a imprensa e garantiu que, independente do comando nacional, a sua candidatura está mantida. “Criei esse partido em 2013 com o Eurípedes, que está retornando agora. Estive em Brasília, conversei com ele, com os deputados. Acabei de ligar para ele, e sem problemas. A nossa comissão provisória está ativa, como é de conhecimento de todos. Independente de quem vai ficar no comando nacional, a nossa candidatura está autorizada por essa nova presidência. Então, não tenho dúvidas de que passarei isso, com muita clareza, aos nossos apoiadores”, afirmou.
Diálogo aberto
Ataídes anunciou a sua candidatura independente, porém, segundo ele, o diálogo está aberto a outros partidos. “Ainda estamos conversando com outras siglas, mas, seguindo a orientação dos nossos quase 800 vereadores e da maioria dos nossos apoiadores que nos aconselharam, possivelmente caminharemos com a nossa candidatura independente”, ressaltou.
Em seu discurso, o ex-senador lembrou do início da sua trajetória como empresário, como senador, e declarou que não teria como competir ao governo do Tocantins com o governador e pré-candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa (Republicanos). “O que ele [Wanderlei Barbosa] aprendeu na vida, até hoje, foi política e ele gosta de fazer política. Não dá para encarar essa máquina com esse tocantinense que só sabe fazer política. Vou ter que voltar para o Senado Federal e a continuar trazendo recursos para os tocantinenses”, enfatizou Ataídes que salientou a importância do apoio dos vereadores à sua pré-candidatura.
Ataídes ainda mandou o recado: “Não vou subir em palanque de malandro. Isso foge os meus princípios éticos e morais”, afirmou.
Representante de Gurupi, na região sul, o ex-vereador Walter Júnior (PSD) frisou que Ataídes “é o candidato mais completo”. “Tecnicamente, ele preenche todos os requisitos da direita e da esquerda. Ele asfaltou 20% de Gurupi. Toda Região Sul sabe das obras do senador Ataídes. Lá, a coisa mais fácil é pedir voto para ele, pois é uma região muito grata pelos seus trabalhos”, reiterou. A convenção do Pros ainda contou com a presença de vereadores e lideranças políticas de todo o Estado.