A convenção palaciana aconteceu na tarde desta sexta-feira, 5, sem qualquer surpresa. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi lançado à reeleição, com Laurez Moreira (PDT) como vice e a deputada federal licenciada Dorinha Seabra (UB) indicada ao Senado Federal. O evento foi realizado no Centro de Convenções, em Palmas, e, segundo a assessoria do republicano, 91 prefeitos e 1.074 vereadores estiveram presentes.
Recuperar a autoestima do povo tocantinense
O discurso adotado por Wanderlei Barbosa na convenção foi por continuidade da gestão, iniciada em outubro do ano passado. “Vamos continuar fazendo a melhor educação, saúde, recuperar estradas e a autoestima do povo tocantinense. O nosso governo é feito com coração. Não deixaremos o tocantinense pobre, sofrido, sem uma resposta. Não deixaremos de atender. […] A máquina pública é para cuidar das pessoas. Sei que estamos fazendo aquilo que é melhor, mas ainda temos que fazer muito. São apenas 9 meses de governo”, ponderou.
Palmas cada vez mais linda, mais maravilhosa
Wanderlei Barbosa agradeceu bastante todos os prefeitos, vereadores e lideranças presentes no evento, citando sempre o nome daqueles que via no público. Destaque para as palavras à Cinthia Ribeiro (PSDB), de Palmas. “Vamos trabalhar para que Palmas se torne uma cidade cada vez mais linda, mais maravilhosa”, afirmou.
Sem falar de adversário
O governador não fez referência a qualquer outro concorrente no palanque e garantiu que esta postura irá manter-se na campanha. “Eu não vou falar uma palavra de adversário. Não me peçam. Vamos falar daquilo que tenho de melhor, os meus companheiros, vamos falar juntos daquilo que vamos fazer: nosso plano de governo, que contempla todas as regiões do Estado”, disse. Wanderlei Barbosa também chegou a se emocionar ao agradecer à família e ao pai, Fenelon Barbosa, primeiro prefeito de Palmas e presente no evento.
Convenção mixuruca de adversário e Dorinha no Ministério da Educação
O evento deu oportunidade para a boa parte dos deputados estaduais pronunciarem, mas os destaques ficaram para Léo Barbosa (Republicanos), que alfinetou a convenção de um adversário – possivelmente Ronaldo Dimas (PL) -, dizendo que estava “mixuruca”, com pouca gente, mesmo garantindo que “não irá falar mal de ninguém”. Já o parlamentar federal Carlos Gaguim (UB) destacou ao projetar Dorinha Seabra em Brasília, mas em outra função. “Não vai ser só senadora, mas também será ministra da Educação. Curiosamente, a principal adversária do grupo, a senadora Kátia Abreu (Progressistas), já comando o Ministério da Agricultura e Pecuária no governo de Dilma Rousseff (PT).
Dobradinha Wanderlei e Kátia existe para alguns
A convenção de Wanderlei Barbosa contou com a presença de duas importantes lideranças do Progressistas, os deputados federais Vicentinho Júnior e Lázaro Botelho, que para o Senado ficarão ao lado do nome preterido pelo Palácio Araguaia, Kátia Abreu. Ambos não discursaram, mas irão apoiar a reeleição do governador. Quem apoia a senadora progressista e também marcou presença foi o deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos).
Discursaram também os deputados estaduais Amélio Cayres (Republicanos); Jair Farias (UB); Vanda Monteiro (UB), Issam Saado (Republicanos), Gutierres Torquato (PDT), Olyntho Neto (Republicanos); Valderez Castelo Branco (Republicanos), Nilton Franco (Republicanos); Eduardo do Dertins (Cidadania); Ricardo Ayres (Republicanos), Antônio Andrade (Republicanos), César Halum, entre outras lideranças