O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve no Tocantins nesta terça-feira, 16, para vistoriar as obras do Aeroporto de Araguaína e da ponte entre Xambioá e São Geraldo do Araguaia, no Pará. Os prefeitos Wagner Rodrigues (SD) e Patrícia Evelin (UB), dos respectivos municípios tocantinenses, acompanharam a agenda.
Obras aeroporto
Com investimento de quase R$ 50 milhões para as duas etapas da reforma e ampliação do aeroporto, o trabalho realizado nesta primeira fase chegou aos 90% de conclusão, e corresponde ao serviço de drenagem e terraplanagem para a regularização de faixa de pista, áreas de segurança das cabeceiras e troca das cercas de segurança. Na segunda, será realizada a ampliação e reforma do terminal de passageiros para mais de 2 mil metros quadrados, reforma da seção contra incêndio e melhorias nos auxílios à navegação.
Voos a jato o quanto antes
Marcelo Sampaio demonstrou otimismo com os resultados do investimento. “Estou muito animado com a obra no Aeroporto de Araguaína e com a expectativa de ter quanto antes voos a jato. A Gol está querendo operar, a Azul e a Latam também. A aviação regional traz o e-commerce, conecta essa região do Araguaia a São Paulo, ao Sul, e faz com que a economia continue girando”, afirmou o ministro.
Ponte em 70%
O ministro também esteve na ponte de Xambioá. Da primeira etapa da obras, já foram executados 97,60% de blocos de coroamento (em linha d’água) e blocos de coroamento (em terra), além de 93,70% dos pilares. Encerradas estas fases, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fazem a superestrutura, a proteção, os acabamentos e os encabeçamentos da ponte. No total, o empreendimento está 70% concluído. O custo estimado da obra é de R$ 193,6 milhões.