Irajá esvaziou estadual do PP
O deputado federal Vicentinho Júnior culpou o candidato a governador do PSD, Irajá, pelo esvaziamento da chapa de estadual do Progressistas. Foi o que disse ao site T1 Notícias. Desde o início, Vicentinho se colocou contra a candidatura de Irajá. O parlamentar queria a presidente regional do seu partido e candidata à reeleição, senadora Kátia Abreu, no palanque do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Palhaçada
Vicentinho revelou que há dois anos convidou Irajá para percorrer o estado como candidato a governador e ele como postulante ao Senado. De acordo com o parlamentar, o hoje governadoriável do PSD recusou a proposta. “Agora vem de última hora com uma palhaçada dessas? Não concordo”, disse o deputado federal ao T1.
Maluquice
Como a coluna mostrou no início de agosto, Vicentinho já tinha dito num grupo de WhatsApp que a candidatura de Irajá era “uma maluquice”. Antes disso, o deputado já havia discutido com o senador, também pelo aplicativo de mensagens, por conta, naquele momento, da declaração de apoio do presidente do PSD ao então pré-candidato a governador Osires Damaso (PSC). A discussão chegou a ser negada por Irajá, mas o áudio do que disse Vicentinho foi ouvido por algumas pessoas no Palácio Araguaia.
Ironia do destino
O bispo Guaracy da Silveira foi pego por essas ironias do destino. Este ano ele chegou a se filiar em dois partidos inquestionavelmente de direita e bolsonaristas, o PL e o PTB, mas, pelo que tudo indica, atendeu ao chamamento de seu grupo político, liderado pelos senadores Kátia Abreu e Irajá, e acabou no Avante, presidido por um importante aliado dos Abreus, o presidente da Federação da Agricultura do Estado (Faet), Paulo Carneiro. Ao final da história, a legenda pela qual se decidiu. o Avante, dobrou à esquerda e se aliou ao arquiinimigo do bolsonarismo, o PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Mais um revés
O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (Progressistas), sofreu mais um revés na Justiça Eleitoral. Com uma decisão pela cassação já proferida, o gestor assistiu na sexta-feira, 12, a 10ª Zona rejeitar os seus embargos de declaração. Ele é acusado de omitir gastos de campanha em 2020. Apesar das derrotas judiciais, o progressista ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, por isso, mantém-se à frente do Poder Executivo.
Fidelidade e disciplina partidária
O ex-governador Marcelo Miranda permanece fiel a suas raízes partidárias. Ele é presidente regional do MDB e, pelo partido, novamente disputa uma vaga de deputado estadual, cargo que já conquistou duas vezes — em 1994 e 1998. Para presidente da República, Marcelo seguirá dentro da disciplina partidária, a despeito da polarização nacional entre Lula e Bolsonaro, que atinge também emebistas (o partido tem filiados importantes que também contaminaram por essa polarização tóxica). O ex-governador, a qualquer um que pergunta, responde sem pestanejar: sua candidata a presidente do Brasil é a senadora Simone Tebet (MDB-MS).
MDB entende Elenil
Por falar em MDB, o partido entende a posição do deputado estadual Elenil da Penha de não apoiar a candidatura ao governo escolhida pela legenda, a do ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PL). Elenil rompeu com Dimas nas eleições de 2020, quando o ex-prefeito lançou como seu sucessor seu principal braço direito, Wagner Rodrigues, cujo principal adversário foi o deputado do MDB.
De moto onde tudo começou
O candidato a senador do PSB, Carlos Amastha, iniciará esta campanha como a de 2012, quando se elegeu prefeito de Palmas pela primeira vez. Ele fará uma grande reunião na chácara Uno, no Aureny 4, nesta quinta-feira, 18, às 19h30. Amastha promete chegar ao evento com sua novíssima moto elétrica, agora que ele pode pilotar, já que está devidamente habilitado pelo Detran. O ex-prefeito tirou sua CNH de motociclista há poucos dias.
Pelo fim da benesse dos deputados
O coletivo Somos (PSB) começou sua campanha para deputado estadual, disputa em que é representado por Alexandre Peara, com a promessa de acabar com uma regalia dos parlamentares que irrita a população, o nefasto auxílio-moradia, no valor de R$ 4,2 mil por mês. Peara avisou que uma das primeiras resoluções do coletivo, se eleito, visará acabar com essa benesse. O grupo também disputa vaga na Câmara Federal, sendo representado pela administradora Thamires Lima.
Igreja lança projeto “Encantar a Política”
A Arquidiocese de Palmas lançará nesta quinta-feira, 18, no colégio São Francisco, a partir das 19h30, o projeto “Encantar a Política”. O objetivo é realizar um trabalho duradouro e contínuo de informação e de formação política do eleitorado brasileiro. É uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O arcebispo metropolitano, Dom Pedro Brito Guimarães, vai fazer a exposição do tema “O cristão e a política: todos somos protagonistas”.
Sistema viário da NS-03
O vereador licenciado José do Lago Folha Filho (PSDB), atual secretário de Governo e Relações Institucionais de Palmas, está comemorando a inauguração do novo sistema viário da NS-03, que é ligará a região das Arnos ao centro da Capital. A obra será inaugurada pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) nesta quinta-feira, às 19 horas. O investimento na obra foi de R$ 5.203.545, 78.