SÓ VAI QUANDO CONVIDADO
Em entrevista ao quadro Conversa de Política, o candidato a deputado estadual Marcelo Miranda (MDB) afirmou que não foi só a presença da senadora Kátia Abreu (Progressitas) que eu o impediu de apoiar a reeleição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). “Com todo o respeito ao governador, a gente só vai para um lugar quando é convidado, quando tem um aceno”, afirmou Marcelo.
NUNCA TRATOU DO ASSUNTO
Segundo ele, houve o aceno, mas não da parte do governador. “Não estou dizendo que não houve [o aceno], mas o governador Wanderlei nunca tratou do assunto [candidatura] comigo, isso tem que deixar bem claro”, garantiu o ex-governador.
DIFICULDADES NO LEGISLATIVO
Além disso, Marcelo explicou que a presença de Kátia até o meio do ano na base do Palácio não foi o único empecilho para que ele não se aliasse a Wanderlei. “Nós temos que ver o que aconteceu num passado bem próximo quando eu tive muitas dificuldades com pessoas, principalmente no Poder Legislativo”, disse, sem citar nomes.
Assista a íntegra do Conversa de Política:
TROCA DE FEDERAL
O vereador Zezinho da Lafiche (Avante) trocou o deputado federal Eli Borges (PL) pelo candidato à Câmara Filipe Martins (PL). Para governador, Lafiche pede votos para Irajá (PSD) e, ao Senado, para Kátia.
DISPUTA FRATRICIDA
Inclusive, já que se trata de “irmãos em Cristo”, pode-se dizer que há uma disputa fratricida entre Eli e Filipe. No entanto, o PL não reclama. O partido acredita que os dois serão eleitos.
OUTROS 3 INSATISFEITOS NO UB
Além da desistência de dois candidatos a deputado federal – Gil Barison e Capitão Sulino –, outros três têm se mostrado insatisfeitos com o repasse de recursos no União Brasil, Ygor Cortez, Rodrigo Maciel e Vanessa Alencar.
GAGUIM SE GARANTE
Por falar no União Brasil, o deputado federal Carlos Gaguim garante não temer que um esvaziamento da chapa possa prejudicar sua reeleição. Ele aposta numa excelente votação sua e no voto de legenda.
DESISTIU, TEM QUE DEVOLVER
Gaguim avisou, contudo, que os candidatos que desistirem de suas candidaturas precisarão devolver o dinheiro do fundo eleitoral que gastaram. Comprovar pagamento de contador, advogado e gráfica não é justificativa. Quem desistiu, reforçou o deputado, terá que devolver o dinheiro público. Segundo ele, para isso, o UB nacional vai acionar o Ministério Público Eleitoral.
SILVINO COM DORINHA
Um dos homens mais próximos do senador Eduardo Gomes (PL) no Estado, o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (SD) — acima, à esq. –, declarou apoio à candidata ao Senado do UB, Dorinha Seabra Rezende. Para governador, Silvino trabalha pela reeleição de Wanderlei.
DESEGÂNCIA ELEITORAL?
Na reunião de Dimas e do candidato a senador do PSB, Carlos Amastha, na noite desta quinta-feira, 15, na residência do vereador Zezinho da Lafiche, em Gurupi, a prefeita Josi Nunes (UB), que é aliada da candidato do PL, pediu ao público voto para Dorinha. Houve quem dissesse que a atitude foi deselegante, já que o evento era para Dimas e Amastha.
NÃO FOI BEM ASSIM
Não foi bem assim, garantem testemunhas. Segundo elas, primeiro que a agenda foi toda organizada pela prefeita; e, segundo, ela pediu votos a Dorinha na casa de Zezinho, mas também falou do nome de Amastha e de Oswaldo Stival (PSB), o primeiro suplente do ex-prefeito da capital.
IRMÃO DO VEIO DA HAVAN NO VIVA-VOZ
Numa reunião no distrito industrial de Gurupi, com empresários e funcionários, o candidato do PSB ligou para o diretor de Expansão da Havan, Nilton Hang, irmão de Luciano Hang, o “Veio da Havan” e presidente da empresa, e o colocou no viva-voz. Amastha pediu para Nilton uma unidade da Havan em Gurupi. O executivo disse que está estudando essa possibilidade. Amastha trouxe a primeira unidade da empresa para a região Norte, a que está instalada em Palmas.
CAFÉ FORA DA SEAGRO
O secretário Jaime Café deixou o comando da Agricultura, Pecuária e Aquicultura para se dedicar à campanha do governador Wanderlei Barbosa, do qual é um dos coordenadores. Café tirou férias recentemente, então, a saída foi pedir exoneração do cargo, assumido interinamente pelo secretário executivo, Adenieux Rosa Santana.
ENFERMEIRA DO TOCANTINS É PREMIADA
Enfermeira assistencialista no Hospital Regional de Araguaína (HRA), Denize Moreira Gomes foi uma das 33 personalidades da enfermagem brasileira a receber o Prêmio Anna Nery 2022, concedido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. A Premiação ocorreu durante 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCenf), em Fortaleza. Denize atua há 25 anos na profissão e foi indicada ao prêmio pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) para representar o Tocantins, após concorrer com oito profissionais da enfermagem tocantinense, pré-indicados pelos conselheiros e que passaram por um processo de votação popular online. A pré-indicação dela foi feita pela conselheira regional Noandra Pedrosa.
TJTO AGRADECE APOIO DA PM
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, e o juiz auxiliar da presidência Manuel de Faria Reis Neto visitaram nessa quinta-feira o Comando-Geral da Polícia Militar em Palmas. Os magistrados ressaltaram a importância do apoio que o TJ vem recebendo em relação à segurança institucional. Pedro Nelson saudou a nova gestão da PMTO, agora sob o comando do coronel Márcio Barbosa, e aproveitou também para elogiar os trabalhos desempenhados pelo coronel Miranda à frente da Assessoria Militar (Asmil), pelo coronel Presley Cruz, responsável pela atividade de contrainteligência, e também pela delegada Milena Lima, do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS-TJTO).