VICENTINHO É LULA
Em reunião organizada pelo ex-prefeito de Porto Nacional e candidato a deputado estadual, Joaquim Maia (PL), na sexta-feira, 24, o ex-senador Vicentinho Alves (PP) declarou o voto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vicentinho foi secretário nacional da Infraestrutura do Turismo do governo Jair Bolsonaro (PL) até agosto de 2021 quando pediu para sair. “Pra cuidar de vocês, pra cuidar da juventude”, explicou ao público ao anunciar o apoio a Lula.
Assista:
É DIREITO DELE
Na noite da mesma sexta-feira, o deputado federal Vicentinho Júnior (PP), que é da base de Bolsonaro, gravou um vídeo para jogar água nesse fogo aceso pelo pai. “Fui surpreendido agora à noite por uma fala do meu querido pai”, afirmou o parlamentar. Ele disse que o ex-senador “tem, como qualquer cidadão, direito de expressar o seu voto, em quem quer voltar”. “É direito dele e a mim cabe respeitar. Quando eu não consigo convencer, eu respeito, mesmo divergindo”, afirmou.
FIEL A BOLSONARO
Contudo, o deputado garantiu que seu voto e seu pedido de voto é para o presidente Bolsonaro. “Não sou homem de ficar escondendo minhas posições, é marca do Vicentinho, suas posições claras como água cristalina. Onde quer que o Vicentinho Júnior esteja, o tocantinense sabe que o meu voto para presidente da República é declarado, não só o voto como o pedido do voto que faço ao meu presidente Jair Messias Bolsonaro. É nele que eu acredito, foi com ele que eu construí o meu mandato e servi todos os 139 municípios do Tocantins. É com ele que eu vou votar dia 2 de outubro”, assegurou.
Assista:
FIEL TAMBÉM A DILMA
Vicentinho Júnior também foi muito fiel à ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Inclusive, ele votou contra o impeachment da petista em 2016 e participou de um dos últimos eventos dela antes de ser afastada, em Palmas, em 7 de maio daquele ano, na inauguração da sede da Embrapa. Pela posição firme em defesa de Dilma, Vicentinho foi recebido calorosamente na solenidade.
LUXEMBURGO COM GENTILI
O empresário e técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo participou na quarta-feira, 21, do programa “The Noite”, de Danilo Gentili. Dois pontos de sua participação chamaram a atenção. O primeiro foi o destaque que deu para o Tocantins. “O Tocantins é um estado privilegiado pela natureza. Quem conhece o Tocantins se apaixona”, afirmou Luxemburgo.
RASTEIRA DO COLOMBIANO
Outro ponto de destaque da participação de Luxemburgo foi quando ele falou de política, e aí ficou claro que o candidato a senador do PSB, Carlos Amastha, arrumou um inimigo dos piores, porque o que fala tem repercussão nacional. O técnico disse que levou “uma rasteira” do “colombiano Amastha”. “Eu acho que os nós e as rasteiras que ele dá daqui a pouco ele toma”, disse a Gentili. “Eu não tenho dúvida nenhuma de que ele está candidato e será impugnado; se não for impugnado, ele termina a eleição mal colocado e sai da política do Tocantins. É assim que se expurga os caras maus.”
14 PESQUISAS ESTA SEMANA
Desta segunda, 26, a sexta-feira, 30, o Tocantins terá acesso a nada menos que 14 pesquisas eleitorais sobre a sucessão do Palácio Araguaia e ao Senado. Serão divulgadas sete pesquisas na sexta (Verita, Real Time Big Data, Brasmarket, Vetor, Ipec, Correio do Povo Tocantinense e Serpes).
OUTRAS PESQUISAS
Na quinta-feira, 29, teremos quatro levantamentos (Instituto Methodus – inclusive, contratada pelo candidato Irajá –, A Executiva, Promotion/Stylo e Jornal O Girassol). Na quarta, 28, será divulgada uma (O Coletivo); nesta terça, outra (Vope/Primeira Página); e nesta segunda uma (Instituto Skala).
RODRIGO MACIEL COM AMASTHA
O presidente da Câmara de Gurupi, Rodrigo Maciel (UB), candidato a deputado federal, deixou a campanha de Senado da professora Dorinha Seabra Rezende (UB) para trabalhar por Carlos Amastha (PSB). Maciel foi um dos que ficaram insatisfeitos com a distribuição do fundo eleitoral no UB, presidido por Dorinha.
MAIS UMA BAIXA NO UB
E o UB está para perder mais um candidato a federal. O vereador de Araguaína Ygor Cortez deve anunciar que vai deixar a disputa. Nos bastidores, o que se diz que é ele pode declarar apoio ao empresário da construção civil Pedro Júnior (PL). O partido já havia perdido o empresário Gil Barison e Capitão Sulino, também insatisfeitos com a distribuição do fundo eleitoral.
SEM “JÁ GANHOU”
Auxiliares próximos contam que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) não aceita qualquer comentário do “já ganhou”. Inclusive, chama a atenção na hora de qualquer aliado que se expressa com otimismo em excesso.
SECRETÁRIA EXONERADA EM MIRACEMA
A secretária municipal de Meio Ambiente de Miracema, Samara Torres, foi exonerada na quinta-feira, 22, pela prefeita Camila Fernandes (MDB). Em áudio que divulgou em redes sociais da cidade, Samara sugere pressões para que fossem utilizadas máquinas do municípios para fins políticos e também fala de machismo. “Peguei essa secretaria com unhas e punhos e trabalhei corretamente, não fiz nada errado […] Querem esses maquinários para fazer política e eu não pegava [sic] os maquinários para fazer política, então, por isso que eu fui demitida”, afirmou. Mais à frente, a ex-secretária disse que em tudo o que faz é competente, mas “acontece que a cidade é machista e acha que mulher não tem que estar no meio de uma secretaria dessas”.
CRÍTICA À PREFEITA
Samara também critica a prefeita Camila. “Com meu esposo doente, eu fiquei ajudando ela aí. Quando fazia campanha para ela, eu era doida, era tudo e ela gostava; agora porque ela já está eleita, não precisa mais de mim, aí eu sou barraqueira”, afirmou no áudio.
AVANÇO NA CONSTRUÇÃO DA PONTE DE PORTO
Foi iniciada na sexta-feira, 24, a concretagem do bloco P-11 na construção da nova ponte sobre o Rio Tocantins, na rodovia TO-255, em Porto Nacional. No total, são 22 blocos, dos quais 13 já estão prontos. Conforme a Secretaria Estadual da Infraestutura, paralelamente, já começou a produção das grandes vigas de concreto que serão utilizadas na nova estrutura. Ao todo, diz a pasta, estão em fase de construção as 94 vigas de 43 metros, altura equivalente a um prédio de 15 andares, e 120 toneladas.
49 MORTES POR AFOGAMENTO
Mais uma vida se perdeu na Praia do Funil, na madrugada desse domingo, 25. Dessa vez, um jovem de 23 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o Tocantins já registrou 49 afogamentos em 2022. Dessas mortes, até agosto, 62% aconteceram em rios, 27% no período noturno, 50% das vítimas haviam ingerido bebida alcoólica (como a desse domingo) e 87% eram do sexo masculino. Vamos ter mais cuidado!