Em reunião nesta terça-feira, 11, líderes ruralistas reagiram à fala do deputado estadual reeleito Olyntho Neto (Republicanos), que disse aos presentes entender a posição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) de optar pela neutralidade no segundo turno da eleição presidencial. Alguns produtores rurais criticaram a contemporização de Olyntho e insistiram na ideia de que o governador precisa, pelo menos, receber os ruralistas e ouvir os argumentos do setor.
POSIÇÕES DEVEM SER RESPEITADAS
Diante das críticas à fala de Olyntho, a Faet reforçou ter solicitado audiência à Governadoria, mas que também entende que as posições precisam ser respeitadas. Conforme apuração da Coluna do CT, Wanderlei está decidido a se manter neutro neste segundo turno e não deve rever essa postura.
PRESENÇA MACIÇA DE SINDICATOS
A reunião de líderes ruralistas contou com a presença maciça de presidentes de sindicatos rurais de todo o Estado, agricultores e pecuaristas, representantes de entidades rurais, como A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja) e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Tocantins (Aeato), além de prefeitos e parlamentares estaduais e federais do Tocantins.
QUEM DE FATO REPRESENTA O PRODUTOR
O presidente da Faet, Paulo Carneiro, definiu a reunião como “encontro daqueles que, de fato, representam o produtor rural do Tocantins e querem olhar para a frente”. “No primeiro turno da eleição, todos tiveram suas escolhas, mas agora o segmento está unido em prol de um único objetivo: reeleger o presidente Jair Bolsonaro”, avisou.
É PRECISO SUPERAR AS DIVERGÊNCIAS
A senadora eleita Dorinha Seabra Rezende (UB) defendeu que é preciso superar as divergências do primeiro turno e ir em busca de votos. Para ela, quando havia manifestado apoio a Bolsonaro até as eleições do dia 2, o caminho do setor é fortalecer as ações e movimentos em defesa da candidatura do Presidente Bolsonaro Dorinha aproveitou para convidar a todos para o evento com as da primeira-dama Michelle Bolsonaro e da senadora eleita do Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos), nesta quarta, 12, às 13 horas, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas.
APOIO FINANCEIRO
O deputado federal Carlos Gaguim (UB) cobrou apoio financeiro à campanha do presidente para viabilizar a compra de material de divulgação e outras despesas para a reta final da eleição. Nos pronunciamentos, o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos) destacou a preocupação em esclarecer as pessoas a diferença de propostas dos candidatos Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
RISCO ÀS PROPRIEDADES RURAIS
Já o deputado federal Eli Borges mencionou os riscos à propriedade rural com uma eventual vitória de Lula e sugeriu que os líderes rurais gravem vídeos de apoio a Bolsonaro.
APOIO AO AGRO
O presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (Republicanos), eleito deputado federal, afirmou que apoiará as iniciativas do setor e que, desde já, se colocará como um parlamentar a serviço do agro no Congresso Nacional.