A GUERRA DOS ÔNIBUS
A preocupação com o segundo turno agora é com relação ao transporte público para o dia da eleição. A jornalista Thais Oyama, do UOL, tem chamado de “guerra dos ônibus” esse que deve ser o último grande embate da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Como os mais pobres votam em peso em Lula, se nas cidades maiores não houver transporte público gratuito, a abstenção pode aumentar. No primeiro turno, havia os candidatos a deputado que providenciaram o deslocamento dos eleitores. No dia 30, eles não farão isso.
COM MAIS DE 24%, DÁ BOLSONARO
Thais Oyama trouxe um estudo do Instituto Ideia que mostra que, a partir de uma taxa de abstenção maior que 24%, Bolsonaro passa a ter muita chance de ganhar. O cálculo do presidente do instituto e professor de Estatística na Universidade George Washington (EUA), Maurício Moura, se baseia na hipótese de a abstenção no dia 30 seguir uma distribuição similar à do primeiro turno, explicou a jornalista.
NUNCA CHEGOU A TANTO
O cientista político Felipe Nunes, diretor do instituo Quaest, observou Oyama em sua coluna no UOL, concorda com Moura, mas lembra que um índice de abstenção de 24% nunca foi registrado numa eleição presidencial no Brasil. Segundo Nunes, o recorde de abstenção no segundo turno é de 21,5% e se deu em 2010, na eleição em que Dilma Rousseff (PT) derrotou José Serra (PSDB).
SÓ PALMAS GARANTIU
No Tocantins, apenas a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), já garantiu transporte gratuito. Os prefeitos de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), e de Paraíso, Celso Morais (MDB), que são aliados de Bolsonaro, ainda não se manifestaram. Porto Nacional e Gurupi (onde está em licitação) não contam com transporte coletivo.
WANDERLEI E BARBALHO
No Estado, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que declarou apoio a Bolsonaro esta semana após total pressão do agronegócio, evangélicos e deputados, ainda não se manifestou sobre a gratuidade do transporte intermunicipal. Aliás, como fez colega dele, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), aliado de Lula. Barbalho assegurou a gratuidade para o transporte intermunicipal fluvial e rodoviário.
APELO AOS PROCURADORES
Diante disso, o coletivo Somos já apelou aos procuradores da República no Tocantins, via Twitter, que recomendem a Wanderlei a liberação do transporte intermunicipal. Foram orientados a protocolar representação e disseram que vão fazer.
O TOINHO VOLTOU
O presidente da Assembleia, Antônio Andrade (Republicamnos), expurgou o apelido de “Toinho”, pelo qual é amplamente conhecido, assim que assumiu o comando do Legislativo estadual. Contudo, na campanha deste ano resgatou o epípeto carinhoso e registrou o “Toinho Andrade” como nome de campanha.
VOTOS EM 111 MUNICÍPIOS
O presidente da Câmara de Gurupi, Rodrigo Maciel (UB), foi à tribuna nesta quarta-feira, 19, e agradeceu os 9.345 mil votos que obteve para deputado federal no dia 2. Segundo Maciel, os votos vieram de 111 dos 139 municípios do Tocantins. “Ver uma votação expressiva assim, me deixa extremamente confiante, pois sabemos que estamos no caminho certo. Tenho vontade e coragem para fazer o melhor pelo nosso estado”, discursou o vereador.
DORINHA VISITA PACHECO
Nessa terça-feira, 18, a senadora eleita Dorinha Seabra Rezende (UB) foi recebida na residência oficial do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Pelas redes sociais, Dorinha agradeceu a receptividade e disse que eles vão trabalhar juntos pelo Brasil na próxima Legislatura. Para a nova senadora tocantinense, “o Senado terá um papel importante de governabilidade e estabilidade após as eleições”.
PACTO DE MILÃO
O presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA), Carlos Braga, participou do 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, encerrado nesta quarta-feira, 19. O evento foi realizado no Rio de Janeiro e reuniu mais de 500 delegados, prefeitos e representantes de cidades do Brasil e de outros países, a exemplo de França (Paris), Dinamarca (Copenhague) e Estados Unidos da América (Chicago e Washington).
REMOÇÃO DE CARROS ABANDONADOS
Agentes de Trânsito e Transporte da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) removeram nessa terça-feira, 18, dez veículos em condições de abandono nas vias municipais. Segundo a Sesmu, os veículos são abandonados ou largados pelo motorista geralmente após um acidente ou por apresentarem algum problema mecânico. Nesse caso, mesmo estando estacionados de forma correta, serão objetos de remoção, conforme as normativas do Artigo 279-A, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
CONCURSO PARA PROMOTOR SUBSTITUTO
As listas com o resultado do 10º Concurso para Promotor de Justiça Substituto do Tocantins serão publicadas no Diário Oficial do órgão e na página do concurso no Portal do Ministério Público nesta quarta-feira, 19. Dos 1.316 candidatos que se inscreveram, 63 candidatos foram aprovados, 52 da lista geral (que inclui quatro pessoas com deficiência) e 11 que se declararam negros. O certame vai preencher sete vagas e formar cadastro de reserva, com validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.