Apoiadores do candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), Lula da Silva, estiveram reunidos em Palmas na noite desta quarta-feira, 19, para discutir estratégias de campanha no Tocantins. Além de petistas, militantes do PV, PSB, PCdoB, Rede e Psol marcaram presença.
GERAÇÃO QUE NÃO COMPREENDE O QUE É REPRESSÃO
À frente do diretório metropolitano petista, João Helder Vilela avaliou as estratégias de convencimento do eleitor. “É um momento importante. Temos uma geração que não viveu a ditadura e não compreende o que é repressão e, por isso, nas discussões, mantenho o foco para não nos desvincular do nosso objetivo, que é a luta contra o fascismo e toda enganação que vem por trás dele”, afirma.
MANTER A CONFIANÇA
Presidente do Partido Verde no Tocantins, Marcelo Lelis pede esforço para combater as notícias falsas disparadas contra o candidato petista. “Eles estão criando perfis fake para atuar como se fossem pessoas da esquerda e, aproveitando esse crescimento de um ponto do Bolsonaro nas pesquisas, estão disseminando mensagens que desestimulam a nossa luta, por isso é preciso ir pra cima com a certeza absoluta da vitória. Temos que fazer a nossa diferença aqui no nosso Estado e manter o sentimento de confiança”, defendeu.
PARTICIPAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS
Dirigente do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Rogério Xerente alerta para a necessidade de garantir a participação dos povos indígenas na eleição. “Aqui muitos não votaram por não ter transporte, quem vota na aldeia conseguiu votar, mas muitos votam na cidade e precisam de ajuda para ir até a seção eleitoral. Queremos agregar com vocês e é importante a participação, nesse momento, de todos os partidos que compõem o campo progressista e todas as comunidades”, pontuou.
CAMPANHA ESTÁ PEGANDO CORPO
O deputado estadual José Roberto (PT) aproveitou a oportunidade para informar que a sigla requereu à Justiça Eleitoral e ao Estado a garantia do transporte dos eleitores das comunidades tradicionais, zona rural e entre municípios. O parlamentar, que também preside a direção estadual petista, também destacou o crescimento da campanha. “Está pegando corpo e, cada vez mais, temos que estimular o uso de adesivos, bandeiras, todos materiais para que tenhamos um impacto visual da campanha na rua”, defende.
ESTADO DEPENDENTE DO GOVERNO E DO AGRO
A presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Capital, Amanda Sobreira, contextualiza o processo eleitoral com a realidade tocantinense. “O Tocantins é um estado dependente do governo, do agro e também alguns empresários que estão obrigando seus funcionários a votar. Então dentro das nossas condições, com o pouco que podemos fazer, penso que temos que fazer o máximo”, destacou.
GOVERNADOR A FAVOR DO PROJETO DE DESMONTE DA DEMOCRACIA
Do PCdoB, Germana Pires revelou insatisfação com a postura de Wanderlei Barbosa. “É a defesa da democracia, do Brasil e da liberdade das pessoas, que estamos falando e confesso que fiquei muito indignada, por exemplo, com o anúncio do governador de apoio ao projeto de desmonte da democracia, são essas coisas que trazem angústia, mas é com união que vamos avançar e devolver a felicidade ao Tocantins e ao Brasil”, disse.
Além dos citados, estiveram presentes Fátima Dourado (Psol), Edgar Gomes (Psol), Fábio Ribeiro (Rede), Angélica Ribeiro (Rede) e Antônio Bandeira (PV).
- Matéria atualizada às 17h40 para correção de informação.