O governador interino Mauro Carlesse (PHS) publica no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 30, decreto que reduz para seis horas a jornada dos servidores. Eles trabalharão das 8 às 14 horas a partir de quarta-feira, 2.
A justificativa é de que a redução da jornada contribui com a economia do Estado, porque diminui os gastos com energia e água, por exemplo.
Além disso, a jornada de seis horas é uma demanda antiga dos servidores. Foi implantada no governo Carlos Gaguim (DEM), depois retirada na gestão Siqueira Campos (DEM) no início de 2011.
O expediente de seis horas voltou em outubro de 2012, como uma forma de o governo Siqueira Campos amenizar as críticas pelo fato de ter reincluído o Estado no Horário de Verão naquele ano. A jornada reduzida foi retirada pelo ex-governador Sandoval (SD) em maio de 2014.
O ex-governador Marcelo Miranda (MDB) reduziu a jornada com o pacote de economia para o Estado do final de 2016, mas os servidores voltaram a cumprir as oito horas em agosto do ano passado.
A diferença agora é que os servidores vão trabalhar pela manhã e folgar à tarde. Nas outras oportunidades, eles trabalhavam das 12h30 às 18h30.
- Matéria atualizada às 21h15