VONTADE DA MAIORIA
Ainda sobre a conversa que teve com a coluna na manhã de quarta-feira, 16, após seu primeiro encontro com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) defendeu que é preciso respeitar a vontade da maioria, expressa nas urnas no segundo turno do dia 30. “Nós vivemos num Estado e num país democráticos, e nós temos que respeitar a vontade da maioria”, afirmou Wanderlei.
PALAVRA FINAL É DA JUSTIÇA
Ele disse respeitar “também aqueles que se manifestam”. “Aqueles que querem se manifestar, é um direito; agora, enquanto a Justiça do Brasil não definir contrário à escolha do povo, eu tenho que acreditar nisso [na legitimidade da eleição de Lula], e trabalhar para que o Estado não perca”, defendeu o governador.
HORA DE VIRAR A PÁGINA
Para Wanderlei, “a eleição passou e está na hora de a gente virar essa página”. “Não é porque eu votei no presidente [Jair] Bolsonaro [PL] que não podemos ter uma convivência harmoniosa e construtiva com o presidente Lula”, disse. “Eu quero somar os meus esforços, o esforço do nosso Estado, ao esforço do presidente [Lula] para que a gente possa construir um Estado melhor e um país melhor”, afirmou.
PROMETE PEGAR FOGO
Nos bastidores, o que se diz é que a eleição da Acipa, marcada para 9 de dezembro, promete pegar fogo. E o pedido de impugnação da chapa do atual presidente, Joseph Madeira, pelo grupo da oposição, liderado pelo empresário Aristides Sambaíba, seria só uma avant-première. A conferir.
AMASTHA E NILMAR HOMENAGEADOS E ELOGIADOS
Muito emocionante e prestigiada a festa dos 30 anos da seccional do Tocantins da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), na noite dessa quinta-feira, 17, no Five Senses by Plaza Resorts e Hotéis. Dois ex-prefeitos de Palmas entre os homenageados, Nilmar Ruiz (2001-2004) e Carlos Amastha (2013-2018). Os dois foram muito elogiados por todos os que discursaram.
MAIS HOMENAGENS
Outros homenageados da noite foram os CEOs do Five Senses, Jimmi Reile e Núbia Alessandra Reile; o Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) da Fecomércio, através de seu presidente, Marcelo Perim; a Diretoria Executiva do Sebrae Tocantins, representada pela diretora técnica Eliana Castro; a secretária de Comunicação de Palmas, Ivonete Mota; o senador Eduardo Gomes; o secretário estadual de Cultura e Turismo, Hercy Filho; a prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires; e o empresário Valdir Alves de Oliveira.
AMASTHA PROVOCA HERCY
Em sua fala, Amastha fez uma provocação a Hercy. É que o ex-prefeito de Palmas não concorda com o argumento do governo de que, por conta das exigências sobre a rede hoteleira e de restaurantes, o Estado não teria condições de receber a edição de 2025 da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP), que o presidente Lula quer que ocorra no Brasil. Amastha lembrou que a capital do Tocantins foi a única do Norte a sediar um evento de porte internacional, o Jogos dos Povos Indígenas, em 2015. Assim, ele provocou o secretário estadual de Cultura e Turismo a entrar em cena e garantir a COP de 2025 para o Estado. Lula estaria de olho no Amazonas e Pará para a conferência climática.
EMPODERADO, PT TERÁ ELEIÇÃO EM 2023
Com o PT novamente empoderado com a Presidência da República, uma eleição importante para 2023 será a do partido, que, no Estado, ocorrerá em agosto. Quatro pré-candidaturas já começam a se desenhar. O atual presidente regional, deputado estadual José Roberto, poderá ir à reeleição ou lançar outro nome por sua tendência, a Movimento PT. Pelo campo majoritário, a Construindo um Novo Brasil (CBN), o nome cogitado é o do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Colinas José Santana; ainda há o nome do empresário João Helder Vilela, que é próximo da tendência Democracia Socialista; e o do deputado federal Célio Moura, pela Articulação de Esquerda.
BOLSONARISTA ALEXANDRE GUIMARÃES COM LULA
Representantes do PT do Tocantins, o advogado Edy César e o suplente de senador Donizeti Nogueira almoçaram nesta sexta-feira, 18, em Brasília, com o deputado federal eleito Alexandre Guimarães (Republicanos). À mesa, o apoio do futuro parlamentar ao governo do presidente eleito Lula. Guimarães, que é bolsonarista, mostrou disposição de se aproximar da gestão petista, mas com independência para votar contra aquilo que não concordar. De toda forma, o deputado disse que também vai aguardar as definições de seu partido, que reunirá na terça-feira, 22, todos os eleitos pela legenda para a Câmara.
ESTADO DEPENDE DO GOVERNO FEDERAL
Também outro represente da próxima bancada do Republicanos, sobre essa questão de se aproximar do governo Lula, o deputado federal eleito Ricardo Ayres lembrou que o Estado “depende muito do governo federal”, mas avaliou que o governador Wanderlei “é o nosso líder”. “Acredito que [Wanderlei] deva se aproximar do governo federal”, conjecturou Ayres. Além disso, como Guimarães, ele ressaltou que “existe um debate partidário a ser feito em nível federal”. “Mas há ainda o fato de que a população em geral espera o resultado do nosso trabalho e não um debate ideológico, inconsequente e interminável”, pontuou.
CARTINHAS PARA O PAPAI NOEL
Centenas de cartinhas da tradicional campanha de Natal dos Correios já estão disponíveis para adoção no Tocantins. Os pedidos dos pequeninos são dos mais variados: boneca, carrinho, bicicleta, roupa e material escolar. A adoção das cartas pode ser realizada na Casa do Papai Noel, na Agência de Correios da JK, em Palmas; e nas agências centrais de Araguaína, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional. Os padrinhos e madrinhas terão até o dia 9 de dezembro para adotar uma cartinha e entregar o presente.