UM POUCO MAIS PROFUNDA
As mudanças no primeiro escalão do governo Wanderlei Barbosa (Republicanos) podem não ser tão profundas, mas também não serão tão rasas assim. Nem todos os nove titulares que estão no banco de reservas voltarão ao time do Palácio. Os intocáveis – Decleciano Gomes (Casa Civil), Jaime Café (Agricultura), Márcio Parente (Ageto), Júlio Edstron (Fazenda), Jairo Mariano (Governadoria) e Sergislei Silva de Moura (Planejamento) – e os demais já foram reconduzidos.
HOMENS DE JOSEPH
Os dois homens do presidente da Acipa, Joseph Madeira, tendem a não voltar: os secretários da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima, e o extraordinário de Participações Sociais e Políticas de Governo, Marcos Milhomem.
FELIZ ANIVERSÁRIO
Beto Lima teria ficado mais chateado com a exoneração porque ocorreu em pleno aniversário dele.
SURPRESA NA INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Para a Indústria, Comércio e Serviços, o mais cotado para a vaga é um dos mais importantes empresários tocantinenses, o ex-deputado federal Osires Damaso.
LELIS NO MEIO AMBIENTE
Outro nome cotado para ingressar no governo é o ex-deputado estadual Marcelo Lelis. Ele é citado para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Lelis é do PV, envolvido com as causas ambientais e foi secretário de Meio Ambiente e Turismo de Palmas no governo Nilmar Ruiz (2001-2004). Uma das ações dele foi a implantação da Praia das Arnos.
DISPUTA FEDERAL DE ESPOSAS
A disputa pela Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social (Setas) é federal. De cada lado, a esposa de um deputado. A favorita é a ex-deputada estadual Valderez Castelo Branco, mulher de Lázaro Botelho (Progressistas), mas Virgínia Andrade, esposa de Antônio Andrade (Republicanos) também está no páreo.
JÁ TEM ESPAÇO NO LATIFÚNDIO
Contudo, nos bastidores se diz que Valderez leva vantagem, uma vez que Andrade já tem seu espaço nesse latifúndio: o deputado republicano está emplacando como novo presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) o ex-diretor-geral da Assembleia tenente William Gonzaga dos Santos, que assumirá no lugar do advogado Norton Rubens Rodrigues Barreira.
DOIS VEREADORES
Uma dúvida é o que vai ser a Secretaria de Esportes e Juventude, criada por Wanderlei e comandadas por dois vereadores de Araguaína. O secretário é o vereador Flavio Gomes da Silva, o Flavio Cabanhas (PTB), ligado ao deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), e o secretário executivo é o vereador Fraudneis Fiomare (PSC), ligado ao ex-deputado estadual Elenil da Penha.
VÃO DE ENOQUE NETO
Os presidentes das Câmaras de Palmas, José do Lago Folha Filho (PSDB), e de Araguaína, Marcos Duarte (SD), vão mesmo apoiar a pré-candidatura do vereador araguainense Enoque Neto (UB) para presidente da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet). O comando da entidade já está com Araguaína há duas gestões, através do vereador Terciliano Gomes (PSD), que, pelo estatuto, não pode tentar um terceiro mandato. Folha e Duarte querem marcar posição e mostrar força política. A eleição da Uvet ocorrerá em março.
OPOSIÇÃO DE CONSOLIDA EM MIRACEMA
A prefeita de Miracema, Camila Fernandes (MDB), pode ter problemas com a Câmara. A oposição garante que conseguiu se consolidar com 7 dos 11 vereadores. Em dezembro, os oposicionistas surpreenderam ao dar uma reviravolta e eleger o presidente do Legislativo local, cabo Agenor Alves (SD), numa articulação do deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB) e do ex-prefeito Saulo Milhomem (Progressistas).
PRESIDENTE DA CÂMARA EM PEIXE
Em Gurupi, a Câmara também já retomou os trabalhos, mas a primeira sessão ainda não foi realizada. Nos bastidores, o presidente Valdonio Rodrigues (PSB) é cotado como pré-candidato a prefeito, mas de Cariri em 2024. E o vereador Jair do Povo (Pros) tenta apoio do deputado federal Carlos Gaguim (UB) para emplacar sua pré-candidatura a presidente da Uvet.
O PRÓXIMO VICE DE JOSI?
Ainda dos bastidores gurupienses, a informação de que o ex-prefeito de Peixe Zé Augusto está sendo visto como bom nome para vice da prefeita Josi Nunes (UB) pelo grupo do empresário Oswaldo Stival (PSB). A vaga atualmente é do ex-deputado estadual Gleidson Nato (PL).