PACIFICAÇÃO GERAL EM GURUPI
Na passagem do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do vice Laurez Moreira (PDT) por Gurupi nessa quarta-feira, 8, o clima foi mesmo de pacificação geral. A começar por Wanderlei, que avisou: “Os palanques acabaram”. Em 2020, Josi disputou com Gutierres Torquato (PDT), este apoiado por Laurez, uma renhida campanha eleitoral. Para piorar, ela teve apoio decisivo do então governador Mauro Carlesse (Agir), inimigo de Wanderlei. Nessa quarta ficou claro que tudo ficou para trás, o clima era de total harmonia e até presentes o governador e o vice ganharam de sua ex-adversária.
À DISPOSIÇÃO
O hoje deputado estadual Gutierres Torquato também entrou na paz e avisou à concorrente de 2020, a atual prefeita Josi, que ela pode contar com seu trabalho na Assembleia.
ATAÍDES SE MEXE EM GURUPI
Por falar em Gurupi, os observadores da política local continuam trazendo relatos das movimentações do ex-senador Ataídes Oliveira (Pros) por lá. Ele é contado nas rodas como um dos pré-candidato a prefeito da cidade. Ataídes se movimenta ao lado do vice-prefeito Gleydson Nato (PL), que rompeu com Josi, e com o ex-vereador Walter Júnior.
DOIS OUTROS NOMES
Dois outros que estariam interessados em disputar a prefeitura são o ex-presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) Edinho Fernandes (Pros) e o ex-vereador Maurício Nauar (PDT).
JAIR DO POVO QUER APOIO DE WANDERLEI
Começa a ganhar corpo a partir de agora a eleição da União dos Vereadores do Estado (Uvet), que ocorrerá em março e o atual presidente, Terciliano Gomes (PSD, de Araguaína), não pode disputar um terceiro mandato. O vereador de Gurupi Jair do Povo (Pros) aproveitou a passagem do governador Wanderlei pela cidade para pedir o apoio. Como a coluna informou nessa quarta, os presidentes das Câmaras de Palmas, José do Lago Folha Filho (PSDB), e de Araguaína, Marcos Duarte (SD), abraçaram a pré-candidatura do vereador araguainense Enoque Neto (UB).
CIRILO ABRE PARA CLEBINHO
Em outra frente, quem tem avançado algumas casas é o presidente da Câmara de Caseara, Cleber Cavalcante, o Clebinho (UB). O vereador de Miracema Cirilo Douglas (UB) disse à coluna que se retirou da disputa e vai apoiar Clebinho. “Nós estamos nos fortalecendo. Clebinho é um amigo e companheiro de partido. Para termos uma representatividade forte é preciso unir as forças. Acreditamos que, com nossa experiência de mandato e de termos passado pela superintendência da entidade, vamos contribuir muito com os vereadores”, defendeu Cirilo.
ROLMEY NO PÁREO
Em Porto Nacional, quem parece disposto a concorrer à prefeitura é o empresário Rolmey Arantes, que já vem realizando reuniões com lideranças da cidade. Ele já disputou, em 2008, mas na época ficou em terceiro. Tereza Martins foi eleita com Otoniel Andrade em segundo.
CLASSE ARTÍSTICA DECEPCIONADA
A decepção foi muito grande na classe artística com a decisão do governador de não desmembrar a pasta da cultura neste momento. Para os artistas, isso ficou claro com a recondução de Hercy Filho ao cargo de secretário estadual da Cultura e Turismo.
PROJETO IMPORTANTE
O deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) apresentou projeto de lei para que o governo do Tocantins ofereça medicamentos à base de canabidiol, de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma iniciativa muito importante.
MUITOS CHATEADOS COM DORINHA
A senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) contou nas redes sociais ter recebido muitos comentários de pessoas chateadas por a verem reunida com políticos da base do governo Lula. No segundo turno, ela trabalhou pela reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Mas é preciso entender uma coisa: isso faz parte do trabalho parlamentar. E eu fui eleita senadora para representar o Tocantins no Congresso Nacional”, lembrou. “Política é diálogo! É buscar o apoio do governo e de parlamentares para aprovar as propostas que melhorem a qualidade de vida das pessoas. A discordância faz parte do processo e é saudável, e fazer oposição sem fundamento não funciona.” Dorinha tem toda razão.