Em requerimento apresentado na sessão de quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Vanda Monteiro (UNIÃO) solicitou do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, que firme parceria com as prefeituras dos 139 municípios para que o a oferta gratuita do implante hormonal contraceptivo.
A proposta prevê que mulheres em situação de rua, vulnerabilidade social ou privadas de liberdade sejam beneficiadas. “Não podemos fechar os olhos para essa questão e ofertar o implante é garantir a essas mulheres a ampliação do controle da natalidade e suas consequências”, explicou a deputada.
O requerimento foi apresentado em regime de urgência.
Saiba mais
Segundo pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, mais de 50% das gestações não planejadas resultam da falha no uso do anticoncepcional contínuo.
O problema é tão grave que ocasiona, todo ano, mais de 500 mil abortos clandestinos, de acordo com a Pesquisa Nacional do Aborto, colocando o Brasil acima da média internacional de gestação não planejada, que gira em torno dos 40%. (Da assessoria de imprensa)