ALIADOS CHATEADOS
Aliados do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), se dizem chateados com o espaço que ele está dando para o grupo do senador Irajá (PSD) no governo do município. Eles citam dois nomes: o delegado Rerisson Macedo, que voltou à gestão como vice-presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável; e Joaquim Quinta Neto, que assumiu como secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
TRAIU 3 VEZES
A nomeação dos dois é resultado de um acordo entre Wagner e Irajá firmado em janeiro. Os insatisfeitos são os mais próximos do ex-prefeito Ronaldo Dimas (PL), que lembram que Irajá traiu três vezes o grupo: na campanha de reeleição de Dimas em 2016, na eleição de Wagner em 2020 e na disputa pelo governo do Tocantins no ano passado.
PRA LÁ DE OTIMISTA
O ex-deputado federal Célio Moura (PT) está pra lá de otimista com a possibilidade de assumir uma vaga na Câmara nessa pendenga judicial em torno das sobras de vaga. Célio tem certeza de que ele e o também araguainense Tiago Dimas (Podemos) devem voltar ao Legislativo federal.
MAIS DE 100 COMENTÁRIOS
Por falar em PT, foi muito acalorada a discussão no grupo de WhatsApp do partido, em consequência das notas da coluna de sexta-feira, 24, que mostram a insatisfação interna com o presidente José Roberto. Foram mais de 100 comentários em textos e áudios, com uns defendendo Zé Roberto e atacando Célio Moura e outros defendendo esse último e atacando o primeiro.
EX-ALIADOS
Com Paulo Mourão, Célio Moura foi aliado de primeira hora de Zé Roberto nas duas eleições do diretório regional, contra a tendência majoritária Construindo um Novo Brasil (CBN), que conta com Donizeti Nogueira, José Santana e outros caciques tradicionais do petismo tocantinense. Contudo, a discussão dos cargos federais, agora, escancarou as intensas divergências entre Célio e Zé Roberto.
ATÉ 2025
Pior que a expectativa dos adversários de tirar o presidente do PT este ano se frustrou com a decisão direção nacional do partido de adiar o Processo de Eleição Direita (PED), que ocorreria em agosto. Agora só em 2025, garantindo a Zé Roberto mais dois anos de mandato.
NÃO FICOU ABORRECIDO
O prefeito de Arraias, Herman Gomes de Almeida (SD), afirmou à coluna que não ficou aborrecido com as nomeações de adversários locais no governo Wanderlei Barbosa (Republicanos): o ex-prefeito Wagner Gentil (PL) como vice-presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR); e Débora Vasconcelos como vice-presidente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-TO). Segundo o prefeito, o governador “está cumprindo compromisso de campanha” e que o comunicou da nomeação dos dois adversários.
VENCEU ALA RADICALIZADA
Para ser líder da bancada evangélica no Congresso, o deputado federal Eli Borges (PL) venceu o nome favorito para a vaga, Silas Câmara (Republicanos-AM), com quem o tocantinense vai se revezar na função nos próximos dois anos. O amazonense era o favorito por ter diálogo com integrantes do governo Lula, como o ministro da Integração, Waldez Góes (PDT-AP), e o apoio do PT. Eli representava a corrente mais reacionária da bancada. A entrevista radicalizada dele ao jornal Folha de S.Paulo mostra bem essa faceta extremamente fundamentalista que prevaleceu.
MUDANÇA NO CODAP, MAS QUAL?
A Câmara de Palmas aprovou em dois turnos de discussão e votação na quinta-feira, 23, um Projeto de Resolução que – segundo a ementa – institui e disciplina a execução da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CODAP), benefício o qual o vereador tem direito para custear despesas típicas do mandato, como passagens aéreas, alimentação, aluguel de carro, combustível, entre outras. Entretanto, o teor da proposta não é conhecido. O documento ainda não está disponível no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Casa de Leis. A Coluna do CT acionou a assessoria do Parlamento ainda na quinta-feira, 23, mas não obteve o teor do texto até o fim da manhã desta segunda-feira, 27.
MOVIMENTAÇÃO INTENSIFICADA
Muito preocupada com o imbróglio da realocação de áreas que está resultando em ações e condenações de produtores, a recém-criada Rede Agropecuária Tocantins, que congrega as mais diversas entidades ruralistas, está intensificando sua movimentação em busca de solução para essa emboscada na qual defende que o setor foi jogado pelo próprio Naturatins.
O TAMANHO DO BURACO
A condenação de uma empresa no dia 16 ilustra o tamanho do buraco: ela terá que fazer a recomposição de 470 hectares de cobertura ambiental desmatada na região da bacia do Rio Formoso, pagar multa de R$ 2,35 milhões por danos morais coletivo; e outro valor por danos materiais ambientais, que ainda será apurado por perícia nas fazendas do grupo. O coordenador da rede, o ex-deputado federal César Halum, fala em um problema que envolve “bilhões e bilhões” de reais e mais de 5 mil matrículas de propriedades já foram notificas, num total de mais de 250 mil hectares de área.
FALTOU MUITA RESPONSABILIDADE
O que tem de mais certo nesta história é que faltou muita responsabilidade na apresentação e aprovação de uma lei que obviamente seria considerada inconstitucional. Mais um problema judicial que causará enormes prejuízos ao estado, nas esteira de vários outros ao longo da história, como a indenização (justa) que teve que pagar aos policiais militares por conta de um reajuste dado exclusivamente ao comandante-geral e agora os 25% dos servidores.
REVELAÇÕES DE JOÃO EMÍDIO
O prefeito de Talismã, Diogo Borges (PSD), assume nesta terça-feira, 28, às 9 horas, seu segundo mandado na presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Diogo é uma importante revelação da política estadual, que surgiu neste excelente momento da ATM, iniciado pelo saudoso ex-presidente João Emídio, falecido no dia 9. Outra revelação produzida pela transformação que João Emídio produziu na ATM é o hoje secretário da Governadoria, Jairo Mariano, ex-prefeito de Pedro Afonso.
NOVA SEDE
A Fundação Pró-Tocantins vai inaugurar nesta terça-feira, 28, às 9 horas, sua nova sede, na quadra 612 Sul, próximo ao Batalhão de Operações Especiais na Capital. A nova estrutura promete um melhor atendimento e conforto para os policiais e bombeiros militares.