TOCANTINENSES PRESOS NA “INTENTONA”
O Tocantins teve 15 bolsonaristas presos por conta dos atentados golpistas do dia 8 de janeiro. Três mulheres e 12 homens acabaram nos presídios de Brasília por participarem da já apelidada “Intentona Bolsonarista”, que destruiu prédios, móveis e obras de arte do Palácio do Planalto e sedes do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF).
3 AINDA PRESOS
Vários deles foram sendo soltos ao longo do processo pelo ministro Alexandre de Moraes. Nessa terça, 28, mais duas mulheres ganharam a liberdade. Ao todo, 12 já estão fora da cadeia e apensas 3 homens continuam a ver o sol nascer quadrado na Papuda.
DORINHA OFICIALIZADA NA COORDENAÇÃO
A senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) foi oficializada nesta quarta-feira, 1º, como coordenadora da bancada federal, em reunião pela manhã, em seu gabinete. É a segunda vez que Dorinha assume a função e foi a primeira mulher coordenadora da bancada tocantinense.
25%: SERVIDORES E GOVERNO COMEÇAM A CONVERSAR
Associações e sindicatos dos servidores, com o advogado Juvenal Klayber, vão se reunir ainda nesta semana com os representantes do governo Wanderlei Barbosa (Republicanos) para começar a discutir a execução da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou o pagamento dos 25% ao funcionalismo estadual. Advogado da ação, Klayber avalia que todo o trâmite, envolvendo Secad, Casa Civil, Sefaz, Seplan, PGE e Assembleia, deve levar de 45 a 90 dias. Para que a decisão seja cumprida é necessário esse trâmite administrativo e o envio de projeto de lei para o Legislativo, definindo como será a implementação do reajuste.
NO APAGAR DAS LUZES
O senador Irajá (PSD) comentou no plenário nessa terça-feira a decisão da Justiça do Tocantins de atender a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e suspender a lei que aumentou de 0,2% para 1,2% a alíquota da contribuição para o Fundo Estadual de Transporte (FET). Ele cumprimentou a entidade e o Judiciário e classificou de “abuso” e “absurdo” o aumento de 600% da taxa. Segundo Irajá, a Assembleia aprovou o aumento “no apagar das luzes no final do ano passado”. “Nós sabemos que mais imposto significa menos emprego e menos renda no bolso do cidadão”, defendeu.
VISITA A SEUS DEPUTADOS
Irajá, nesta semana, foi à Assembleia visitar seus dois deputados, Eduardo Fortes e Luciano Oliveira, ambos do PSD. “Foi uma conversa produtiva sobre as pautas prioritárias para os tocantinenses nas esferas estadual e federal. A situação caótica da saúde e ações de combate à fome são nossas prioridades para 2023”, contou o senador em suas redes sociais.
ALIMENTOU A PRESSÃO
A visita, segundo outros parlamentares, serviu para alimentar a pressão da base que apoiou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) nas eleições do ano passado. Eles não aceitam abrir mão de espaço no governo, ou seja, de cargos, para os parlamentares que aderiram só agora ao grupo palaciano, caso de Fortes, Luciano e os deputados do PL. Por isso, essa demonstração de boa relação dos parlamentares do PSD com o oposicionista número 1 do Palácio, Irajá, serve para dar gás nessa disputa por espaço.
IRMÃO NA ANM
O deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) vai indicar o irmão, Israel Júnior, para ocupar o cargo de gerente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM).
VERDADEIRA IDENTIDADE
Por falar nisso, a oposição de Alexandre em Araguaína diz que o grupo do deputado quer esconder “a verdadeira identidade” do empresário Max do Baroli, tido como homem forte e possível candidato do parlamentar a prefeito da cidade. Max do Baroli é o apelido de Max Fleury, ex-presidente do Instituto de Previdência Social de Palmas (PreviPalmas), na gestão Carlos Amastha (PSB), e que esteve no alvo da CPI instaurada na Câmara da Capital para investigar os investimentos do órgão. Max está sendo indicado por Alexandre para a presidência da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR), no lugar do ex-deputado estadual Stalin Bucar.
AGENDA DO AGRO EM BRASÍLIA
Os presidentes da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Wagno Milhomem, e da Rede Agropecuária Tocantins, Cesar Halum, cumpriu extensa agenda em Brasília nessas segunda, 27, e terça-feira, 28. Na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a pauta foi a licitação para construção de 14 elevatórias, processo já homologado e com recursos assegurados. Segundo Milhomem, a articulação feita pela Aproest junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), num investimento de R$ 34 milhões nos rios Formoso, Urubu, Douradinho, Duerezinho, Dueré e Xavante, em Lagoa da Confusão. A previsão é que cerca de 200 mil pessoas sejam beneficiadas nas regiões do Vale do Araguaia e da Bacia do Formoso.
FLUXO DO JAVAÉS
Na Agência Nacional de Águas, a pauta foi licença e outorga de água. O presidente da Aproest contou que, em breve, a entidade vai apresentar um estudo sobre a viabilidade de uma obra de desobstrução do fluxo de água do Rio Javaés, que está bloqueado devido a um banco de areia de aproximadamente 7 quilômetros.
GRÃOS
No Ministério da Agricultura, o assunto foram as políticas de crédito, armazenagem e comercialização de grãos. Já na Embrapa Cerrados, foram retomadas as conversas sobre os estudos e pareceres que serão realizados na região sudoeste do Tocantins na área de recursos hídricos.
100 DIAS DA MUNICIPALIZAÇÃO
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), e o presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Fábio Chaves, concederão entrevista coletiva às 9 horas desta quinta-feira, 2, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, para falar sobre os 100 dias da municipalização do transporte da cidade, que vem sendo alvo de muitas críticas. Cinthia deve anunciar medidas para melhorar o sistema.
CONSTRUINDO E DIALOGANDO
Ainda sobre o ex-vereador de Gurupi Kita Maciel (Podemos), ele disse à coluna está “construindo” e “dialogando” sobre seu projeto de disputar a prefeitura da cidade no ano que vem. Lembrando que Maciel admitiu que tende a aceitar o convite do vice-governador Laurez Moreira, com quem tem muita afinidade, de migrar para o PDT.