O deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) apresentou nesta quarta-feira, 01, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleto), projeto de lei para instituir o programa de incentivo à implantação de hortas comunitárias no Estado de Tocantins.
“É um projeto importante pelo alcance social, pois envolve a segurança alimentar, inclusão social e inclusão produtiva”, destacou o parlamentar ressaltando matéria publicada no site de notícias Gazeta do Cerrado, que noticiou que nos últimos dias mais de 280 mil tocantinense não tem o que comer.
Exemplo
O parlamentar já implantou em Gurupi e municípios vizinhos 12 hortas comunitárias, atendendo milhares de famílias semanalmente. As hortas urbanas cultivadas sem agrotóxicos têm ajudado a amenizar a fome de famílias de baixa renda e, melhor, com alimentos frescos, limpos e nutritivos.
“Os benefícios de ter uma Horta Comunitária em uma localidade são incontáveis, tanto para quem trabalha – remunerada ou voluntariamente – no projeto, quanto para a comunidade como um todo. Esse tipo de iniciativa possibilita o desenvolvimento de um senso de comunidade sólido na região, além de ser um nobre instrumento de transformação e promoção de saúde e qualidade de vida”, detalhou Fortes.
Campanha
A Campanha da Fraternidade de 2023, pela terceira vez a CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, traz também a fome como tema de reflexão durante o período quaresmal, como assunto de emergência, com o propósito de exercitar a caridade. (Da assessoria de imprensa)