O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) cumpriu agenda na sexta-feira, 17, e sábado, 18, em São Félix do Tocantins e Mateiros, respectivamente, no Jalapão. O objetivo da visita foi levantar as demandas dos municípios. “Viemos aqui ouvir os moradores. Vamos realizar os projetos com o aval da população. Tudo será feito em conjunto com a comunidade, pois somos servidores públicos e temos a obrigação de fazer as ações com coerência, para atender, principalmente, os moradores do Jalapão”, pontuou o chefe do Poder Executivo.
UM QUARTO DAS MÁQUINAS DO ESTADO ESTÃO NO JALAPÃO
Em São Félix, o presidente da Agência de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, abordou os problemas de infraestrutura rodoviária, destacando já haver licitação para recuperar trecho da TO-247 que liga o município à Lagoa do Tocantins. “Sabemos da dificuldade do Jalapão e por questões geográficas, os serviços exigem mais atenção. Atualmente 25% das máquinas do governo estão no Jalapão, o que representa um avanço em relação ao ano passado. Queremos mais e vamos trabalhar para isso”, esclareceu ainda. Além disto, o governo analisou as condições das estradas que interligam a região do Jalapão e as Serras Gerais, na região conhecida como Garganta, para elaborar um projeto que assegure obras de melhoria nas vias que dão acesso às duas rotas turísticas.
QUEM VIVE NAS CIDADES SÃO OS VERDADEIROS PROTAGONISTAS
Na ocasião, o prefeito de São Félix, Carlos Ribeiro (MDB), entregou documento com uma série de propostas para o governo, principalmente voltadas ao turismo. Wanderlei Barbosa se comprometeu articular com as frentes necessárias para atender os anseios da população. “Somos favoráveis ao turismo, a quem vai investir nessa região, no comércio e na produção, mas queremos priorizar quem fica aqui, os moradores. Quem vive na cidade são os verdadeiros protagonistas do Jalapão. Vamos analisar cada ponto para atender a todos e principalmente aqueles que fazem desta cidade um dos pontos principais da região”, afirmou.
TOCANTINS + TURISMO
O turismo também foi o principal tema abordado em Mateiros, que detém cerca de 70% dos atrativos turísticos da região, mas que registrou queda de 20% no número de visitantes entre 2021 [59.240] e 2022 [47.871], época de pandemia. Os dados são da Associação de Comerciantes. “Não viemos aqui de forma aleatória. Tenho escutado muitos empresários, empreendedores e a população sobre as questões do Jalapão, envolvendo o turismo”, afirmou Wanderlei Barbosa. Na ocasião, o governador destaca que está viabilizando parcerias que possam, a curto e médio prazos, trazer melhorias, citando o “Tocantins + Turismo”, um projeto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em conjunto com a gestão, que trará consultorias e capacitações para o setor turístico.
SEBRAE À DISPOSIÇÃO
O superintendente do Sebrae, Rérison Castro, conferiu as ações que estão sendo realizadas, no que se refere à capacitação de frentes do turismo, como serviços de atendimentos em restaurantes, hotéis e artesanatos. “O Sebrae tem divulgado material do Jalapão, de forma ampla em várias vertentes. Atualmente estamos com o projeto Tocantins + Turismo, que fornecerá capacitação e divulgação dos nossos atrativos turísticos, o que inclui o Jalapão. Reforço a toda população de Mateiros que estamos à disposição. Queremos fornecer os serviços que forem necessários para o benefício do turismo local”, compartilhou Rérison Castro, no encontro.
ESTADO PENSA NÃO APENAS NO TURISMO, MAS TAMBÉM NA COMUNIDADE
Secretário do Turismo, Hercy Filho destacou a importância do Jalapão no cenário nacional, ressaltando o interesse do governo nas ações a favor da região. “Se tratando do Jalapão, que é o grande atrativo do Estado, colocando o Tocantins na rota do turismo nacional, é algo muito representativo para a região. O governo não pensa só no turismo do Jalapão, mas também na comunidade que vive aqui. Temos que incluir os moradores no êxito turístico, para que todos se beneficiem”, afirmou o secretário.