O Procon Tocantins encerrou nesta segunda-feira, 20, a Operação de Olho no Prazo, que resultou na apreensão de mais de 5 mil produtos impróprios para o consumo. A ação foi deflagrada no dia 6 de março e fez alusão ao Dia do Consumidor, comemorado no último dia 15.
“A Operação de Olho no Prazo de Validade tem como objetivo assegurar que os produtos comercializados atendam às exigências sanitárias impostas pelos órgãos competentes, para garantir os direitos e a saúde dos consumidores”, explicou o superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente.
Ao todo foram apreendidos 5.357 produtos fora do prazo de validade. A Operação fiscalizou 127 estabelecimentos comerciais em Palmas, Gurupi, Araguaína, Dianópolis, Porto Nacional, Colinas, Guaraí, Augustinópolis e Araguatins.
Produtos apreendidos
Dentre os produtos retirados de comercialização estão: carnes, refrigerantes, alimentos naturais, temperos, café, massa para bolos, biscoitos, produtos de limpeza, óleo para cabelo, chocolate, produtos de higiene pessoal, dentre outros.
“Nossa equipe de fiscalização tem intensificado as ações para coibir práticas que causem qualquer prejuízo ao consumidor. Este tipo de produto, quando comercializado, também compromete a saúde. Nesta ação, foram aplicados 55 autos de infração referente aos produtos vencidos e 19 notificações por ausência de preços”, detalhou o gerente de fiscalização do Procon Tocantins, Magno Silva.
Em Palmas, os fiscais retiraram das prateleiras dos estabelecimentos 2.053 itens. Já em Araguatins, foram 1.072 produtos; em Augustinópolis, 636; em Colinas, 600 produtos vencidos; em Dianópolis, 325; em Araguaína, 289; em Guaraí, 280; e em Gurupi, 102 itens.
Denuncie
O Procon Tocantins ressalta que é fundamental que o consumidor também faça a sua denúncia, por meio do Disque 151 ou Whats Denúncia 99216-6840. (Da assessoria de imprensa)