DIMAS VEM PARA PALMAS
Uma novidade está surgindo no cenário. O ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PL) deve se mudar para Palmas até outubro. É que Dimas se animou com resultados de pesquisas que mostraram um bom posicionamento dele na corrida sucessória e vai trabalhar para construir sua candidatura a prefeito de Palmas.
REPETECO DE 2022?
Não só ele está de olho na vaga. Outro cujo nome não é descartado para a disputa é o do senador Eduardo Gomes, presidente regional do PL. Pode, assim, se repetir a situação de 2022, quando até as convenções se discutia quem seria o candidato a governador.
GAGUIM QUER JANAD NO UB
Porém, o PL já tem uma pré-candidata a prefeita de Palmas, a deputada estadual Janad Valcari. Por falar nisso, o deputado federal Carlos Gaguim, que está assumindo o diretório metropolitano do União Brasil, como a coluna antecipou, disse ao site Gazeta do Cerrado que vai convidar Janad para a sigla. Para ele, a deputada “hoje é uma candidata para ganhar”.
VEREADORES DE FORA
Claro que a deputada estadual Vanda Monteiro, a pré-candidata do UB, junto com o ex-senador Eduardo Siqueira Campos, não gostou nada disso. Como a coluna também antecipou, o grupo de Vanda não aprovou nem um pouco a formação “caseira” da comissão metropolitana do partido, com esposa e assessores de Gaguim. Os “vandistas” apontam que, dos quatro vereadores do UB de Palmas, apenas um – Rubens Uchoa, muito ligado a Janad – teve espaço na comissão (é o vice-presidente). Ficaram de fora Márcio Reis, marido de Vanda; Marilon Barbosa, irmão do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), e Pedro Cardoso, filho do deputado estadual Cleiton Cardoso (Republicanos).
VANDA ABOCANHA MUITO EM PALMAS
Em relação Vanda também há reclamação, mas não eleitoral. É sobre o espaço que ela vem abocanhando no governo Wanderlei Barbosa. Segundo os insatisfeitos da Assembleia, Vanda tem domínio absoluto dos cargos de direção nas escolas da Capital. Ela já dominava muitos no governo Mauro Carlesse (Agir) e prosseguiu açambarcando na gestão Wanderlei.
PRIVILÉGIO JUSTIFICADO
No grupo da Vanda, a resposta é que ela foi a deputada estadual de Palmas mais bem votada em outubro pela base governista. Por isso, o privilégio.
SAIA JUSTA PARA AYRES
Uma afirmação do ex-reitor da UFT Márcio da Silveira na sessão de homenagem à Unitins pela Assembleia semana passada colocou o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) numa saia justa. Silveira disse que Ayres, quando estudante, foi o criador do movimento SOS Unitins, em 2000, em defesa da universidade e contra a sua privatização pelo então governo Siqueira Campos. Os estudantes da época reagiram, disseram que o hoje parlamentar foi líder, mas não o criador do movimento.
PELA TANGENTE
Instado pelos líderes estudantis daquele período a confirmar ou negar se foi mesmo o criador do movimento, Ayres saiu pela tangente. “Agradeço ao professor Márcio pelo reconhecimento do nosso trabalho em favor da Unitins, porém, vale lembrar, como dito por ele, que fui um dos líderes do SOS Unitins, e que essa luta foi também de tantos outros e outras que trabalharam muito pela criação e fortalecimento da instituição”, afirmou numa discussão de rede social. O deputado, num outro comentário na mesma página, continuou: “Seja como ex-líder de movimentos estudantis ou como parlamentar, seguirei por aqui atuando em defesa da educação pública de qualidade. Não há espaço para brigas ou discussões sem necessidade. A Unitins é de todos e a história dela já fala por si”. Os ex-estudantes queriam que ele dissesse se criou ou não o SOS.
PROJETO TRAVADO POR MINORIA
A Prefeitura de Guaraí encaminhou à Câmara projeto de lei para aprovação do financiamento para instalação de energia solar no perímetro urbana da BR-153, locais de travessia em que ocorrem muitos acidentes; e também em todos os prédios públicos. Porém, o município reclama que uma minoria dos vereadores estaria articulando contra, sem base ou estudo sustentável para o travamento do projeto. A iluminação dos 5 quilômetros do perímetro urbano da BR-153 é um anseio antigo da população e foi comemorada quando foi divulgada pela prefeitura.
MINHA CASA, MINHA VIDA
Chapada de Areia, no Tocantins, tem 50 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida entre as cerca de 7,4 mil que o governo Lula promete concluir até o fim de maio. As obras estão localizadas em 17 municípios de 12 estados, em quatro regiões, e representam um investimento de R$ 590,5 milhões pelo governo federal.