NO PT, QUEREM MOURÃO EM PALMAS
Há grupos no PT que querem que o ex-deputado estadual e federal Paulo Mourão seja o candidato do partido a prefeito de Palmas em 2024. Mourão já administrou Porto Nacional, a cidade natal dele. Nos últimos anos, o ex-parlamentar foi candidato a senador em 2010 e 2018, e a governador no ano passado, depois de tentar disputar este cargo por vários anos.
NÃO ACREDITAM NA FIDELIDADE DA FEDERAÇÃO
O problema é que mesmo os defensores de uma candidatura de Mourão a prefeito veem com cautela qualquer estratégia de se lançá-lo. Isso porque não acreditam que o PT terá autonomia para se colocar na disputa, não pelo presidente do diretório metropolitano, João Helder Vilela, em quem confiam totalmente. Mas pelo fato de o partido estar integrando uma federação com PV e PCdoB, que já em 2022 não aderiram à campanha petista ao governo do Tocantins.
TODOS COM WANDERLEI
O PV integrou totalmente para a candidatura à reeleição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e, dizem, grande parte do PCdoB e um grupo significativo (até com cargos de direção) do próprio PT. Para os petistas que defendem que Paulo Mourão tem peso para disputar a Prefeitura de Palmas, essa situação vai se repetir em 2024 e seus parceiros de federação vão compor a base palaciana e apoiar o candidato de Wanderlei.
CLÁUDIA COM GOVERNISTAS
Sinal disso, apontam, é o fato de a deputada estadual Cláudia Lelis (PV) já estar entre os convidados dos pré-candidatos da base do governo estadual à prefeitura da Capital para a reunião prevista para semana que vem.
BOLSONARISTA COM GOVERNO LULA
Bolsonarista de quatro costados, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), esteve, no dia 29, com o ministro da Justiça do governo petista, Flávio Dino, e dele recebeu a garantia de recursos para o sistema de videomonitoramento de ruas e uma central integrada das forças da segurança, com Guarda, Polícias Civil (PC), Militar (PM), Federal (PF), Rodoviária (PRF) e Corpo de Bombeiros (CBMTO). Um investimento de R$ 26,3 milhões, em parceria com a bancada federal.
QUER CERTA DISTÂNCIA
Com Wagner, esteve um aliado do governo Lula, o senador Irajá (PSD). A aliança administrativa do prefeito com o senador, claro, desconsidera o histórico de Irajá, de quem o grupo do ex-prefeito Ronaldo Dimas (PL) quer uma certa distância. Segundo o dimistas, Irajá, que teve o ex-prefeito em seu palanque em 2018, prometeu e não deu apoio ao grupo araguainense na eleição de Wagner em 2020 e na de governador no ano passado.
HÁ QUEM NÃO GOSTOU
Por falar em Dimas, alguns importantes aliados dele na campanha de governador no ano passado já estão empenhados na pré-candidatura da deputada estadual Janad Valcari (PL) a prefeita de Palmas. Assim, ficaram muito irritados com a informação antecipada pela coluna de que Dimas vai se mudar para a Capital até outubro e que pretende colocar seu nome na corrida sucessória local. Para esses aliados de 2022, o ex-prefeito “precisa entender que os votos que teve em Palmas foram do Gomes e do [Carlos] Amastha, não dele”.
NEM PARTIDOS, NEM BANCADA
A informação de Brasília é de que o novo chefe da Funai Araguaia Tocantins, o xerente Pedro Paulo, acabou não sendo indicação nem dos partidos aliados de Lula, nem de nenhum membro da bancada federal do estado, apesar de deputados e senadores terem insistido bastante. No entanto, prevaleceu o acordo nacional de que os líderes do órgão serão indígenas, conforme deseja sua presidente, a líder indígena Joenia Wapichana, e a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, outra importante líder e ativista indígena.
COM DISCRIÇÃO
Nos bastidores de Brasília, o que se diz é que a indicação dos cargos da Funai tem sido feita, com discrição, pelo Psol. Mas o partido, que se declarou independente em relação governo Lula, não tem assumido essa paternidade.
ESTÁ ELEGÍVEL
Em Lajeado, a corrida pela sucessão do prefeito Júnior Bandeira (MDB), reeleito em 2020, começa a ganhar velocidade. No páreo, já aparecem dois nomes pela oposição, a vereadora Leidiane Mota (PSC), a mais votada de 2020; e o ex-prefeito Tércio Dias Melquiades Neto, cassado pelo TRE-TO em 2019, mas que garantiu à coluna que está com sua elegibilidade intacta.
APOIO DE VANDA E SUA CUNHADA
Leidiane tem apoio consolidado de Vanda Monteiro (UB) e da cunhada da deputada estadual, a ex-prefeita Márcia da Costa Reis, a Márcia Enfermeira. Márcia é irmã gêmea do vereador Márcio Reis, marido de Vanda.
MENOS DEBATE POLÍTICO E MAIS GESTÃO
O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, disse à coluna que a sucessão só entrará em pauta no ano que vem. Segundo ele, a prioridade neste momento é ajustar a gestão. Bandeira, contudo, avisou que está em diálogo com todas as forças que estão buscando a sucessão. O prefeito afirmou que mantém um bom diálogo com todos os líderes, e que, por enquanto, o ambiente na cidade é de harmonia. “Nós preferimos, portanto, deixar este ano transcorrer com menos debate político e mais gestão”, avisou.
TOCANTINENSES NA COMISSÃO MISTA
O deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) vai compor pela quarta vez a Comissão Mista de Orçamento (CMO), considerada uma das principais do Congresso e responsável por debater as leis orçamentárias de 2024. Outro tocantinense que vai compor a CMO é o senador Irajá.
TOM LYRA LEVA MARCA TURÍSTICA
O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Tom Lyra, participa da 10ª edição da WTM Latin America, em São Paulo, que começou segunda, 3, e termina nesta quarta, 5. É um evento de viagens e turismo da América Latina, com excelentes oportunidades de negócios, reunindo gestores de estados e municípios e empresários. Lyra está aproveitando para divulgar informações sobre a marca turística da Capital e da campanha Quem Conhece Palmas se Apaixona.
SÓ COM OS PESO PESADOS
Para isso, o presidente da Agtur esteve, entre outros, com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; com os governadores de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); visitou a sede do Rally dos Sertões, onde foi recebido pelos executivos Joaquim Monteiro e Leonora Guedes; e ainda conversou com a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Magda Nassar.