O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) recebeu nesta terça-feira, 11, em Brasília, a confirmação do ministro dos Transportes, Renan Filho, de que a ponte sobre o Rio Araguaia que liga Xambioá a São Geraldo (PA) será entregue ainda em 2023. O gestor ainda se comprometeu a vistorias às obras. “É hoje a maior obra de pontes sobre rios do Brasil, e as obras já estão 85% concluídas. Nos próximos dias eu quero fazer uma visita [à ponte]. Nossa expectativa é acelerar o passo para entregar essa obra ainda neste ano”, declarou.
FEDERALIZAÇÃO DE RODOVIAS
O pedido do governo para federalizar a BR-010 [TO-050], que liga Porto Nacional a Silvanópolis; e a BR-235 [TO-245], no trecho que liga a região de Pedro Afonso a Alto do Parnaíba, no Maranhão, foi reforçado no encontro. Segundo o ministro, para que as rodovias sejam federalizadas é necessário que já estejam pavimentadas. O primeiro trecho se enquadra na exigência, já que, segundo o governo estadual, 105 quilômetros foram recentemente pavimentados. O próximo passo será a BR-235, que o Estado considera essencial para o escoamento agrícola
CONVENCIDO
Wanderlei Barbosa afirma que saiu otimista do encontro e disse que espera contar com o empenho do Ministério dos Transportes na viabilização dos pedidos. “Nós viemos com o pleito da publicação da federalização da BR-010 e saímos daqui convencidos, também, de que devemos fazer o possível pela continuidade das obras da BR-235. Essa é uma luta do Tocantins, e o ministro recebeu com uma ressonância muito forte. Ele se comprometeu,inclusive, a dar continuidade a essa conversa junto ao presidente darepública”, afirmou o governador.
BR-235 É ESTRATÉGICA
Renan Filho destacou que a federalização da BR-235 é uma obra estratégica para o país e que apoiará o governo do Tocantins. “É uma obra que vai integrar o Tocantins ao Nordeste, vai aproximar a ferrovia Norte-Sul da Transnordestina e garantir, assim, mais condições de trafegabilidade para a população do Estado. É uma obra fundamental que certamente o presidente Lula [da Silva, PT] vai incluí-la no plano de investimentos do país”, finalizou o ministro.