O União Brasil realizará a partir das 14 horas desta segunda-feira, 17, sua convenção estadual em clima de guerra interna. De um lado, o deputado federal Carlos Gaguim, que assumiu o comando do partido em Palmas; de outro, os dois pré-candidatos a prefeito da Capital, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos e a deputada estadual Vanda Monteiro. Eduardo, que participa de um evento empresarial nos Estados Unidos, não estará na convenção.
O EPICENTRO
O epicentro do tremor interno é a intenção de Gaguim de colocar o UB na campanha da deputada estadual Janad Valcari (PL) à Prefeitura de Palmas. Inclusive, o parlamentar já disse ter convidado Janad a se filiar ao partido dele.
LEIA MAIS
COMISSÃO DE PRÓXIMOS
Para se contrapor a essa manobra de Gaguim, Vanda, principalmente, mas também Eduardo Siqueira questionam o fato de o deputado ter assumido a presidência do diretório metropolitano sem o aval da executiva estadual. Ainda apontam o fato de o parlamentar ter colocado na comissão sua esposa, Rose, sua secretária particular, ex-assessores e apenas um dos quatro vereadores do UB em Palmas, Rubens Uchôa, muito ligado a Janad.
CRISE ENTORNOU
A crise entornou semana passada, quando Vanda e Eduardo divulgaram nota pedindo que Dorinha avalie a legalidade da composição da comissão em Palmas, sob comando de Gaguim. O deputado reagiu com uma dura declaração, dizendo à Coluna do CT que os dois adversários internos “não têm moral para questionar o partido”. Nos bastidores, a movimentação de ambos os lados é intensa e as estratégias estão afiadas. A convenção será realizada na sede do UB, na Capital.