O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), realizou, na manhã desta segunda-feira, 17, uma reunião com as forças militares e instituições estaduais e municipais para reforçar a segurança na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2023). Com o tema Compliance no Agro, a feira ocorrerá de 16 a 20 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, a reunião entre as instituições, Corpo de Bombeiros e forças de segurança, serviu para traçar um alinhamento geral para segurança de expositores e visitantes. “Hoje, faltando um mês para realização da feira, estamos reforçando esse apoio de todos os órgãos. Vamos contar também com a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran) e a Marinha. Queremos uma feira que transcorra de forma tranquila, tendo comodidade maior para todos ”, explicou o gestor.
O major Marcos Morais, da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), afirma que a participação da polícia na feira este ano será ampliada para segurança de expositores e visitantes nos períodos do dia e da noite. “Vamos estar com um estande permanente, atendendo com policiamento ostensivo antes, durante e depois da Agrotins. Este ano, teremos também um barco de segurança para policiar a parte voltada para o lago”, explicou.
O tenente-coronel Guimarães Filho, do Corpo de Bombeiros, explicou que estão aguardando o projeto estrutural para passar por análise e, posteriormente, fazer as correções e as medidas adequadas. “Em seguida, faremos a vistoria geral da feira de acordo com a legislação para tranquilidade e segurança de todos que estarão envolvidos, tanto os organizadores quanto os expositores e os visitantes. Estaremos também presentes com viaturas de resgate, caso haja necessidade durante a realização da Agrotins 2023”, ressaltou.
Participantes
Também participaram da reunião, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM-TO), Batalhão Ambiental, Marinha do Brasil, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Agência de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Departamento Estadual de Transito do Tocantins (Detran) e Secretaria de Estado da Saúde. (Da assessoria de imprensa)