Para integração com o público da maior feira agrotecnológica da região Norte do Brasil foi instalado no estande do Sistema Indústria (Fieto, Sesi, Senai e IEL) um simulador de solda e laboratório de grãos, além de cozinha show e vitrine da carne, onde profissionais realizam demonstração de cortes especiais de carne bovina e pescado.
“Estamos aqui presentes para mostrar o que o Sistema Indústria tem de melhor para dar suporte à pauta da agroindústria. Com o Sesi destacamos a questão da segurança e saúde do trabalhador, e com o Senai mostramos o que existe de mais avançado em termos de tecnologia para dar suporte ao agronegócio. Trouxemos também à Feira a força dos nossos sindicatos mostrando da indústria à mesa as possiblidades de transformação, além de orientação ao empresário sobre crédito. Ou seja, montamos toda uma estrutura para mostrar que o Tocantins está pronto para receber novos investimentos e conta com um Sistema forte para dar suporte ao desenvolvimento industrial”, explica a diretora regional do Senai, Márcia Rodrigues.
Durante a abertura oficial da Feira, na manhã desta terça-feira, 8, o empresário e vice-presidente da Fieto, Emilson Vieira, que na ocasião representou o presidente da instituição Roberto Pires, destacou que o evento é um grande realizador de negócios, bem como a parceria da Federação. Destacou ainda a estrutura do Sistema Indústria para formação de mão de obra.
Para um auditório tomado por empresários, produtores rurais e profissionais do agronegócio, Vieira falou também sobre o Estudo das Potencialidades das principais cadeias produtivas do Tocantins, realizado pela Fieto em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo. O trabalho está na fase final e deverá ser lançado ainda este ano. “Nosso papel é industrializar o Tocantins transformando a produção do agronegócio, e esse Estudo era tudo que precisávamos para que isso aconteça de forma mais acelerada”, afirmou, para em seguida convidar o assessor da presidência da Federação, José Roberto Fernandes, para proferir palestra com o tema Interface da Indústria com o Agronegócio.
Em sua fala de abertura da 18ª edição da Agrotins, o secretário estadual da Agricultura, Thiago Dourado, comentou sobre o tema da feira, Agroindústria e Sustentabilidade, e chamou a atenção à necessidade de alinhamento dos dois. “É preciso produzir com sustentabilidade, com menos desmatamento e, dessa forma, transformar a produção em produtos prontos para o consumo”, pontuou.
A expectativa dos organizadores da Agrotins 2018, que conta com 650 estandes, é realizar cerca de R$ 700 milhões em negócios, capacitar 35 mil pessoas e receber 130 mil visitantes durante os cinco dias de exposição. (Com informações da assessoria de imprensa)