Com o objetivo de identificar pratos que remetem a história da capital da cultura, o Sebrae Tocantins e a prefeitura municipal realizam a rota gastronômica de Porto Nacional. A finalidade do projeto é estimular e potencializar o desenvolvimento de pequenos negócios do ramo culinário, e ainda, atrair mais turistas para a região.
Sobre a iniciativa, a gerente do Sebrae, Milena Lima, disse: “O Turismo e a Gastronomia são inseparáveis, isso é fato, pois não têm como se pensar em turismo, sem a alimentação. A alimentação está em um dos itens principais de uma viagem. “O ato de se alimentar não é apenas bi ológico, mas também social e cultural.” Segundo o Ministério do Turismo, a gastronomia funciona como terceiro principal motivo de viagens”, frisou.
Milena ainda r essaltou que, com essa proposta, a Rota Gastronômica de Porto Nacional será lançada. Essa entrega faz parte do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Turismo em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Nacional, por meio das Secretaria da Cultura e Turismo e Sebrae. Estamos preparando 25 empreendimentos do setor gastronômico de Porto Nacional, que participam do Projeto. Receberam consultoria em Gastronomia, elaboração e apresentação dos pratos. A Rota Gastronômica de Porto Nacional, se torna mais um atrativo para o município, atraindo assim mais visitantes”, concluiu.
Fernando Windlin, secretário da Cultura e do Turismo de Porto Nacional, disse em entrevista que a cidade só tem a ganhar com a criação da rota do Turismo. “A gastronomia está diretamente ligada ao Turismo, de modo que a criação da r ota gastronômica, algo que já se tornou tendência em todo o país, será muito favorável para a evolução dos negócios, favorecendo o turismo e assim, trazendo desenvolvimento para nossa cidade”, enfatizou. (Da assessoria de imprensa)