O Conselho Nacional deSecretários de Saúde (Conass) realiza em Brasília, nesta quinta-feira, 18, uma reuniãoconjunta com os técnicos de Epidemiologia e Comunicação em Saúde de todos osEstados da Federação, para compartilhar a “Mostra da Gestão Estadual doSUS de Experiências Exitosas para recuperação das coberturas vacinas dopaís.
O Tocantins apresentou seu trabalhoem pôster. A coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde(SES-TO), Diandra Sena, trouxe o Plano Estadual de Vacinação 2023 que possuiarticulação intersetorial – municípios, conselhos, secretarias e judiciário nabusca do aumento das coberturas vacinais, com ações nos eixos de comunicação emobilização, jurídico e operacional.
“Como resultado temosótimos índices no dia D Estadual de Vacinação. Dos 139 municípios, 135 (97,12%)aderiram à ação de mobilização do dia D estadual de vacinação. Das 316 salas devacinação habilitadas para funcionamento 259 (81,96%) estavam abertas paraatender a população no dia D estadual e um total de 23.239 doses de vacinasforam aplicadas”.
A Coordenadora complementa queo trabalho interinstitucional com a Secretaria de Estado da Educação eMinistério Público Estadual (MPE/TO) para implementação da Lei Estadual n°3.521, dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinaçãono ato da matrícula escolar.
A superintendente de Vigilânciaem Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra falou sobre a oportunidade de conheceras realidades de outros Estados e ver suas experiências que podem ser adaptadasà realidade do Tocantins. “Todas as apresentações reforçam a necessidadede aumentar a credibilidade do Programa Nacional de Imunizações, que vem sendoatacado, uma política que por anos salvou milhares de vidas deve servalorizado”.
O Diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde (MS), Eder Gatti reforçou o compromisso de todos na busca pela ampliação das coberturas vacinais. “O Governo federalestá articulando estratégias que inclui ampliação do apoio aos Estados e municípios, aumento de recursos e precisamos que todos se envolvam. Essas experiências servirão de base, mas temos que buscar soluções, trabalhar diferente para buscar nossas populações”, enfatizou.