Vítima de racismo por parte da torcida do Valencia, da Espanha, no domingo, 21, o jogador do Real Madrid e da seleção brasileira, Vinícius Júnior, recebeu mensagens de solidariedade de políticos tocantinenses nesta segunda-feira, 22. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), está entre os que repudiaram o episódio. “Lamentáveis as cenas de racismo. Esse tipo de comportamento é inaceitável em qualquer lugar do mundo. Espero a identificação e punição dos responsáveis. O Tocantins está com você, Vini Jr”, escreveu.
LAMENTÁVEL E INACEITÁVEL
Além do chefe do Poder Executivo, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) também se manifestou. “Recorrente o caso de racismo na La Liga, lamentável e inaceitável o que vem ocorrendo com o jogador Vinicius Jr e com tantos outros no nosso futebol. Que os racistas sejam punidos! Minha solidariedade ao jogador”, pontuou. Ex-parlamentar e presidente do Partido dos Trabalhadores no Tocantins, José Roberto foi outro que repudiou. “Nossa solidariedade a pessoa do Vini Júnior, vítima de ataque racista na Espanha. Vamos combater a discriminação onde ocorrer. O governo Lula deve agir com firmeza em defesa dos direitos de todos os agredidos. Abaixo os racistas.
GOVERNO FEDERAL
O governo brasileiro divulgou, no início da tarde desta segunda-feira, 22, nota conjunta à imprensa de repúdio aos ataques racistas. Assinam a nota os Ministérios das Relações Exteriores, da Igualdade racial, da Justiça e Segurança Pública, do Esporte e dos Direitos Humanos e da Cidadania. O governo federal lamentou profundamente ao governo da Espanha que “até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo”. E cobrou urgência na adoção de medidas sobre a recorrência dos casos de racismo cometidos contra atleta, naquele país. “Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos.”
Veja as publicações: