O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) tomou posse nesta quinta-feira, 30, como membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP) e na primeira oportunidade fez um breve pronunciamento para manifestar preocupação com os discursos de ódio e a péssima relação entre os parlamentares. “Estamos vivendo um clima muito ruim na Câmara Federal. E não é só o vazio de debates daquilo que se constitui interesse público, é muito mais do que isso. É a agressividade, e acaba contaminando de ódio um conjunto da população que, infelizmente, vem se matando por causa de política”, pontua.
PACIFICAR O PAÍS, COMEÇANDO PELA CÂMARA
Ricardo Ayres responsabiliza os próprios políticos por este cenário. “Isto acontece, primeiro, pelos nossos próprios atos. Eu me refiro aos diversos escândalos que aconteceram historicamente que envolveram parlamentares e gestores públicos. […] Eu me refiro também aos comportamentos dos colegas que precisam ser adequados à responsabilidade que temos como deputados federais. Precisamos fazer da política um ambiente melhor. A gente precisa começar a pacificar o País, pacificando nossas relações na Câmara”, argumenta.
POPULAÇÃO DESACREDITADA NAS INSTITUIÇÕES
O deputado tocantinense não isentou a Justiça no discurso. “Mas não é só isto, existe também um movimento do Poder Judiciário que faz com que a população se desacredite cada vez mais. Olha o que aconteceu com a Lava Jato, e ato seguinte, se restabeleceu os direitos políticos daqueles que foram inicialmente condenados. Tudo isto faz com que a gente perca a crença nas instituições”, pontuou.
Confira a pronunciamento do parlamentar tocantinense: