Ocorreu na tarde desta terça-feira, 6, o 80º homicídio apenas deste ano na onda de violência que está assustando Palmas. A vítima, que teria 19 anos, foi morta no Aureny 2. Conforme levantamento feito por fontes na Polícia, dos 80 assassinatos, 60 foram registrados em Taquaralto, Aurenys e região e outros 20 no Plano Diretor. Além disso, ocorreram mais 110 tentativas de homicídio. Para se ter ideia da gravidade desses números, Palmas registrou de 1º de janeiro a 30 de maio de 2022 um total de 23 mortes do tipo.
Como informou a coluna Em Off desta terça-feira, policiais militares continuam reclamando da falta de viaturas e efetivo para combater essa onda de violência.
PALMAS DESCOBERTA
Segundo esses PMs, com os quase mil novos homens e mulheres da corporação, formados no início do ano, a situação do interior melhorou, mas Palmas continuaria descoberta. Defendem a mobilização de mais viaturas para a Capital e o pagamento de horas extras para garantir mais efetivo nas ruas.
GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA
O secretário estadual de Segurança do Tocantins (SSP), Wlademir Mota Oliveira, informou na quinta-feira, 1º, a criação de um gabinete de gestão integrada com as forças federal, estadual e municipal para buscar soluções para enfrentar a criminalidade na Capital. A iniciativa foi formalizada em reunião no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG). Uma portaria contendo um plano estratégico também foi assinada. O documento foi batizado como “Todos Pela Vida – Palmas Segura”. “Diariamente, estaremos monitorando essa situação com todas as Forças de Segurança para poder, caso necessário, aumentar a capacidade ofensiva do Estado sem previsão de término. Vamos manter essa ação até cessar esse histórico de homicídios e criminalidade na Capital”, pontuou na quinta.
COOPERAÇÃO
O plano estratégico é um trabalho encabeçado pela SSP e conta com a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju). No encontro desta quinta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF); a Polícia Penal; a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), a força vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu); e o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) também assinaram o termo de cooperação. “Iremos contribuir e trazer a percepção de segurança para a sociedade palmense”, afirmou o titular da Sesmu, Agostinho Araújo Júnior, sobre esse trabalho entre as corporações contra a criminalidade na Capital.
TOLERÂNCIA ZERO
Outra entidade atuante na segurança pública e que aderiu ao gabinete de gestão da força-tarefa que está em curso em Palmas, a Seciju, esclareceu que operações estão sendo realizadas no sistema prisional da Capital pela Polícia Penal a fim de manter a ordem dentro das unidades da cidade. Essa informação foi apresentada pelo gestor da pasta, Deusiano Pereira de Amorim. Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Cláudio Tomaz, ressaltou que essa articulação em conjunto foi um importante passo nas ações da força-tarefa dos órgãos. “Estamos unidos e agindo com tolerância zero contra esses criminosos, em defesa da sociedade tocantinense. Permaneceremos firmes na nossa missão de preservação da ordem e da vida do cidadão de bem”, ressaltou semana passada.